DATA DE ÍNICIO
8/11/2016
DATA DE TÉRMINO
10/11/2016
LOCAL
Gramado-RS, Brasil
INSCRIÇÕES
Encerradas
Programação Preliminar
Arquivos das palestras
7/11 (Segunda-feira)
AFPLP FITOTERAPIA NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS OUTRAS AS ÁREAS
Matutino
OUTRAS ÁREAS
9h - 12h
SALA 1
(1º andar)
Reunião das agências de regulação
Vespertino
TODAS AS ÁREAS
14h - 18h
PAVILHÃO
Credenciamento
AFPLP
14h - 18h
SALA 1
(1º andar)
Assembleia Geral AFPLP
OUTRAS ÁREAS
18h - 21h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Plenária CRF-RS
8/11 (Terça-feira)
AFPLP FITOTERAPIA NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS OUTRAS AS ÁREAS
Matutino
TODAS AS ÁREAS
8h - 9h45
PAVILHÃO
Credenciamento
TODAS AS ÁREAS
9h45 - 10h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Sessão Solene
Homenagem da SOBRAFE à diretoria do CFF
TODAS AS ÁREAS
10h - 12h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra Magna
Vida em equilíbrio e prevenção
Ministrante:
Dr. Victor Sorrentino (RS)

Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); com pós-graduação em Cirurgia Geral pela Santa Casa do Rio de Janeiro; pós-graduação em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Mama na mesma instituição; pós-graduação em Nutriendocrinologia pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo; mestrando em Gerontologia na Universidade Católica Portuguesa, em Braga - Portugal. Possui formação em práticas Ortomoleculares.

É diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF); membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC); membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética (SBMCPE); membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva (SBGP); membro da World Interdisciplinary Anti-Aging Medicine (WOSIAM); membro da American Academy of Anti-Aging Medicine (A4M); e escritor do livro "Segredos para Uma Vida Longa".

Coordenador:
Dr. Valmir de Santi (CFF)
Área: TODAS AS ÁREAS
Vespertino
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Como fazer o gerenciamento da pele saudável com nutracêuticos?
Ministrante:
Dr. Nelson Maurício Júnior (SP)

Farmacêutico Bioquímico, pós-graduado em Cosmetologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fez estágio em Cosmetologia em Paris e Mônaco. Integra o Grupo de Pesquisa de Fototerapia e Terapia Fotodinâmica da Universidade de São Paulo (USP) e USP São Carlos, equipe do Dr. Vanderlei.

É palestrante nacional e internacional em congressos médicos; palestrante de cursos de Dermatologia e Medicina Estética no Brasil; diretor científico da Farmácia de Manipulação Neofarma, em São Paulo.

Coordenadora:
Dra. Priscila Dejuste (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h30
SALA 2
(1º andar)
Palestra
Laser qsweet para remoção de tatuagem e tratamento de melasma
Ministrantes:
Dra. Thais Ortega (CRF-RS)

Farmacêutica graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Especialista em Saúde Estética pelo Núcleo de Estudos em Estética Ana Carolina Puga (NEPUGA) e pós-graduada em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos pelo IPUPO Educacional. Membro da Comissão de Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Possui experiência em Estética Facial e Corporal. Capacitação em Microagulhamento, Laserterapia, Peelings Químicos, Enzimáticos e Magistrais. Curso de Toxina Botilínica, Preenchimento Dérmico, Carboxiterapia, Intradermoterapia, Aperfeiçoamento em Estética, Luz Intensa Pulsada, Cosmetologia e Pré e Pós-operatório de Cirurgias Plásticas.

Atualmente é sócia-proprietária da Clínica Garden Saúde, onde é responsável pelo consultório de estética Thaís Ortega-Farmacêutica & Cosmetóloga Especializada em Estética, desde 2012.

Dra. Vanessa Decavatá Kanitz (CRF-RS)

Farmacêutica Bioquímica graduada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em 2008. Pós-graduada em Estética e Cosmetologia pela mesma Universidade. Capacitada em Técnicas Minimamente Invasivas, como: Toxina Botulínica, Preenchimento Dérmico, Skinbooster, Intradermoterapia, Indução Percutânea de Colágeno, Fios Lifting não-cirúrgicos, Procedimento Estético Injetável para Microvasos (PEIM). Capacitada em Laser Ablativos e Não-Ablativos e Luz Intensa Pulsada, Peelings Químicos e Enzimáticos. Possui extensão em Estética Facial.

É membro da Comissão dos Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Atuou como responsável técnica pelo APL FITO-SLS, pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Atualmente é proprietária e responsável técnica do consultório particular Vanessa Kanitz - Farmacêutica Esteta e Cosmetóloga.

Coordenadora:
Dra. Karla Regina Lopes Elias (CFF)
Área: ESTÉTICA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h45
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Palestra
Prescrição farmacêutica de dermocosméticos para rejuvenescimento facial
Ministrante:
Dra. Joyce Rodrigues Bezerra (SP)

Farmacêutica Bioquímica; pós-graduada e MBA em Cosmetologia; professora e coordenadora do curso de pós-graduação MBA em Cosmetologia Aplicada a Dermato-Funcional e Estética do IPUPO Educacional; diretora científica do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética e Mezzo Dermocosméticos; fundadora do Instituto Joyce Rodrigues.

Coordenador:
Dr. Higor Guerim (CRF-PR)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
14h - 16h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
Os 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Brasil: avanços e desafios
Ministrantes:
1. DAF/MS
Dra. Kátia Torres (DAF/MS)

Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui especializações nas áreas de Farmácia Homeopática; Ciências Farmacêuticas; Gestão Pública; e Gestão da Assistência Farmacêutica. Mestre em Saúde Pública - área de atuação Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Consultora técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS).

2. Anvisa
Dra. Ana Cecília Bezerra Carvalho (GMESP)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2001, com habilitação em Farmácia Industrial pela UFPB, em 2002. Possui especialização em Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 2006, e em Vigilância sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2008. É mestre em Produtos Natuais e Sintéticos Bioativos pela UFPB, em 2005, e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), em 2011.

Atualmente é especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ponto focal da Organização Mundial da Saúde na área de Fitoterápicos no Brasil. É membro do Comitê Nacional da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e do Comitê Técnico Temático de Apoio a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. E coordena a Câmara Técnica de medicamentos fitoterápicos e é gerente substituta da área de registro de medicamentos específicos, fitoterápicos, dinamizados, notificados e gases medicinais da Anvisa.

3. Ministério do Meio Ambiente
Dr. Rafael de Sá Marques (DF)

Servidor público federal da carreira de Analista de Comércio Exterior aprovado em concurso público no ano de 2002, ocupa o cargo de diretor de Patrimônio Genético (CGen), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desde abril de 2015. Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). No Governo Federal já ocupou os cargos de secretário executivo do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen); diretor de Tecnologias Inovados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; coordenador-geral do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) da Câmara de Comércio Exterior (Camex); e chefe de gabinete da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Nos últimos três anos participou das discussões de elaboração da nova Lei de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado, Lei 13.123 de 2015, e de sua regulamentação, por meio do Decreto 8772 de 2016. Durante a administração do CGen, dirigiu o esforço de gestão que reduziu 98% do passivo de processos acumulados entre 2003 e 2014, que em alguns casos tramitavam há mais de 10 anos.

4. Farmacopeia Brasileira
Dr. José Carlos Tavares Carvalho (AP)

Concluiu o doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), em 1998. Realizou estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha; ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no período de 2006 a 2014; professor titular da Unifap; membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), ocupando a cadeira no. 47; membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira.

Foi vice-presidente da Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ); membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos (CATEF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Mato grosso do Sul (MS); coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.

Publicou 153 artigos em periódicos especializados e 136 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco livros publicados e três capítulos de livros. Possui dois produtos tecnológico registrados. Participou de 12 eventos no exterior e 85 no Brasil. Orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou quatro, além de ter orientado 35 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Farmacologia, Farmácia e Medicina.

Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de cinco projetos de pesquisa, sendo que coordena quatro destes. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Ensaios Biológicos. Nas atividades profissionais interagiu com 391 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Moderadora:
Dra. Margarete Akemi Kishi (CFF)
Área: FITOTERAPIA
AFPLP
14h - 16h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2º andar)
Palestra
Cuidados farmacêuticos em pediatria
Ministrante:
Dra. Eliane Campesatto (UFAL/AL)

Graduada em Farmácia pela Universidade Paranaense (Unipar), em 1996; mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2001; e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela UEM, em 2007.

Professora adjunta do setor de Farmacologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); pesquisadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (ICBS-UFAL); orientadora do mestrado em Ciências Farmacêuticas da Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da UFAL; orientadora de alunos em trabalhos de conclusão de curso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e projetos de extensão. Orienta nas áreas de Dor, Inflamação, Cicatrização e Uso Racional de Medicamentos.

Membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas (CRF-AL).

Coordenador:
Dr. Edson Chigueru Taki (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 16h
AUDITÓRIO LOCATELLI
(2º andar)
Palestra
Habilidades em comunicação para atendimento clínico
Ministrante:
Dr. Wellington Barros da Silva (UFS/SE)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 1994; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1999; e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009.

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), docente no curso de graduação em Farmácia, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coordenador do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família.

Orienta trabalhos de investigação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFS. Entre as áreas de interesse, incluem a Farmácia Social (com ênfase nos processos de medicalização e medicamentalização da saúde), Educação Farmacêutica, trabalhos de colaboração interprofissional em Saúde e modelos de organização de serviços e cuidados farmacêuticos.

Atua ainda como consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na área Clínica.

Coordenador:
Dr. Paulo Tamashiro Filho (CRF-RR)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 16h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda Internacional
Doenças cardiovasculares no Brasil e em Portugal: panorama atual e atuação clínica do farmacêutico
Ministrantes:
Brasil
Dr. Mauro Silveira de Castro (URGS/RS)

Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); máster em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada (UGR); mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); doutor em Medicina: Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor da faculdade de Farmácia da UFRGS; coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Atenção Farmacêutica; coordenador do curso Farmacêuticos na AB/APS: trabalhando em rede.

Portugal
Dr. Franklin Marques (Portugal)

Em breve...

Moderador:
Dr. Marcelo Polacow Bisson (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
14h - 16h
SALA 3
(1º andar)
Mesa-Redonda
A aquisição de medicamentos fitoterápicos, chás medicinais e insumos para a Fitoterapia no SUS
Ministrantes:
Dra. Fabiana Briato Razia (Igrejinha/RS)

Farmacêutica e analista clínica, concursada do município de Igrejinha (RS), desde 2002. Possui formação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), desde 1998. Tem pós-graduação Lato Sensu, especialização em Saúde Pública, concluída em 2004, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; pós-graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica EAD pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013; e curso de especialização Farmacêuticos na APS trabalhando em rede, pela UFRGS, em 2014.

Responsável técnica, coordena a logística dos medicamentos da farmácia básica, realiza atenção e assistência farmacêutica aos usuários e à equipe de colaboradores da farmácia. Trabalha com equipe multiprofissional, na atenção básica junto às equipes de ESF do Município e, atualmente, também no projeto de uso racional de medicamentos chamado "Descarte Correto de Medicamentos" e no projeto Saúde na Praça, ambos para prevenção e promoção da Saúde e melhora da qualidade de vida da população usuária.

Dr. José Luis Batista (Lajeado/RS)

Farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS), em 1993; especialista em Gestão em Saúde pela Escola de Administração da UFRGS, em 2011.

Diretor técnico da Farmácia-Escola da Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado (RS), Centro Universitário UNIVATES; coordenador do projeto de assistência farmacêutica PMFito Lajeado Verde, edição 2015, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCITIE/MS).

Preceptor da residência multiprofissional em Oncologia da farmácia APS, da Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado (SMS/HBB/UNIVATES); membro da Comissão Assessora de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Dra. Caroline Venturi (SESA/RS)

Farmacêutica, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007; mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS, em 2009; especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2012; possui especialização MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2012.

Atuou na Comissão de Formulação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do Rio Grande do Sul (RS), Resolução CIB 695/2013. Atua desde 2010 como especialista em Saúde na Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde do RS.

Dr. Rui Oliveira Macêdo (IperFarM/PB)

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1982, e doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), em 1988.

É professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 1997. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos da UFPB. Professor e orientador dos programas de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (UFPB), Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFPB), e Ciências Farmacêuticas (UFPE).

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e validação de metodologias analíticas para matérias primas e medicamentos sintéticos e fitoterápicos; desenvolvimento tecnológico de matérias primas e medicamentos fitoterápicos; análise térmica de matérias primas, misturas, pré-formulações e medicamentos.

Moderadora:
Dra. Dra. Cleonice Gama (RS)
Área: FITOTERAPIA
AFPLP
14h - 16h
SALA 6
(1º andar)
Oficina
Práticas integrativas complementares
Ministrante:
Dra. Francilene Amaral da Silva (UFS/SE)

Em breve...

Coordenador:
Dr. Daniel Correia Júnior (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 16h
SALA 7
(1º andar)
Workshop - Magrass
Emagrecimento saudável e estética de resultado
Ministrante:
Dr. Eduardo Bernhardt

Diretor médico da Rede de Franquias Magrass; médico Nutrólogo membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); cirurgião plástico Estético, membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética (SBMCPE).

Coordenadora:
Dra. Gladys Marques (CRF-PR)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
14h - 18h
SALA 5
(1º andar)
Oficina
Saúde baseada em evidência
Ministrantes:
1. Revisão sistemática
Dra. Thais Teles de Souza (UFPR/PR)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2010; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013. Atualmente é consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), apoiadora em Cuidado Farmacêutico do Departamento de Assistência farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo atividades nas áreas de Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Serviços Farmacêuticos Clínicos e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

2. Fontes de informação
Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas (CRF-RS)

Doutorando em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2013). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Adesão ao Tratamento, Papel do farmacêutico no cuidado ao paciente com doenças crônicas, Farmácia Clínica, Farmacoeconomia e Educação Farmacêutica.

Participa do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica (GPDAF), é presidente da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS). É, ainda, consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Coordenadora:
Dra. Alessandra Russo de Freitas (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 18h
SALA 1
(1º andar)
Oficina
Prescrição farmacêutica - Como fazer?
Ministrantes:
Dra. Wálleri Christini Torelli Reis (UFPR/PR)

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); fez residência em Atenção Hospitalar na área de concentração Cardiovascular pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR; desenvolve projetos na área de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; atualmente desempenha atividades de preceptoria no Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital das Clínicas da UFPR; coordena a pós-graduação em Farmácia Clínica Hospitalar pelo Instituto de Capacitação e Especialização Equilibra; é consultora do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Dr. Antonio Eduardo Matoso Mendes (UFPR/PR)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Eixo Adulto Idoso - do Hospital de Clínicas da UFPR. Mestre pelo programa de pós-graduação em Medicina Interna da UFPR.

Membro do Laboratório de Avaliação de Serviços Clínicos e Evidência em Saúde (LASCES) do departamento de Farmácia da UFPR (LASCES); farmacêutico voluntário do Ambulatório de Atenção Farmacêutica (AAF HC/UFPR); e preceptor voluntário do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (PRIMAH HC/UFPR).

Também atua como docente na área de Farmácia Clínica. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR.

Coordenador:
Dr. Rogério Hoefler (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
15h - 16h30
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Nutrição e nutracêuticos aplicados à celulite
Ministrante:
Dra. Natália Marques (SP)

Nutricionista, pós-graduada em Nutrição e Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em Nutrição Esportiva Funcional na VP Consultoria Nutricional (VP), em Fitoterapia na Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS).

Formada pelo Institute for Functional Medicine; mestre em Ciências da Saúde e Nefrologia pela UNIFESP; doutora em Medicina Translacional e Dermatologia pela UNIFESP. Docente dos cursos de pós-graduação e de extensão da VP Consultoria Nutricional. Coordenadora da pós-graduação em Fitoterapia Funcional da VP.

Coordenador:
Dr. Fernando Luis Bacelar de Carvalho Lobato (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
AFPLP
16h - 17h15
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra
Valor social e econômico da atuação clínica do farmacêutico nas farmácias em Portugal
Ministrante:
Dr. Carlos Maurício Gonçalves Barbosa (Portugal)

É Licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmácia, com especialização em Tecnologia Farmacêutica. Cursou pós-graduações no Massachusetts Institute of Technology (EUA) e na Universidade de Barcelona e concluiu o programa "Liderazgo y Farmacia" da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, além do "Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde", da Escola de Direção e Negócios AESE Business School, de Lisboa.

É professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), no mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, no mestrado em Tecnologia Farmacêutica e no mestrado em Química Farmacêutica, nas áreas da Tecnologia Farmacêutica, Bio-Galénica, Nanotecnologia, Farmácia Magistral, Dermofarmácia e Cosmética, Dispositivos Médicos e Políticas e Sistemas de Saúde.

É Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho Nacional de Educação. Foi bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal durante dois mandatos, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2016. Criou, em 1997, o primeiro curso de Farmácia de Moçambique, do qual foi coordenador e professor visitante até 2007. Entre outras distinções que tem recebido, destaca-se o Prémio Almofariz "Figura do Ano", recebido em 2010, em Portugal; e a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, recebida em 2016, no Brasil, pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Coordenador:
Dr. Valmir de Santi (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h - 18h
SALA 8
(2º andar)
Palestra
Abordagem da estética funcional no tratamento da gordura abdominal
Ministrante:
Dra. Claudia Torquato (SP)

Bacharel em Farmácia-Bioquímica e em Nutrição pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Pós-graduada em Farmácia Estética. Possui cursos de extensão em Cosmetologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara (FCLAR-UNESP). Ministrou cursos junto à Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Foi palestrante sobre o tema "Detox e os Tratamentos Estéticos", no I Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética de 2014. Foi palestrante sobre o tema "Estética Funcional com Ênfase no Combate ao Inimigo Estético: Celulite", na I Jornada de Estética e Cosmética do Centro Universitário de Bebedouro (UNIFAFIBE), em Bebedouro (SP), em 2013.

Coordenador:
Dr. Paulo Vicente de Oliveira Ramos Júnior (SBFFC)
Área: ESTÉTICA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h - 18h
SALA 2
(1º andar)
Palestra
Microagulhamento associado ao drug delivery
Ministrante:
Dra. Aline Gutierrez (CRF-RS)

Farmacêutica graduada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), pós-graduada em Farmácia Magistral pelas Faculdades CBES. Diretora e docente da SkinCursos; docente de pós-graduação em Saúde Estética e Fisioterapia Dermato Funcional.

É vice-presidente da Comissão de Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Atua desde 2008 na área da Estética e com o desenvolvimento de produtos voltados para esta área.

Palestrante e docente de cursos de extensão na área de Microagulhamento, Peelings Químicos, Estética Íntima, Avaliação e Cosmetologia. Consultora de clínicas de Estética e de farmácias de manipulação. Foi proprietária por 11 anos da farmácia Empório Farmacêutico.

Coordenadora:
Dra. Carmem Iris Tolentino (SBFFC)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
16h - 18h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Painel Internacional
A semiologia farmacêutica para o manejo de problemas de saúde autolimitados
Ministrantes:
Brasil
Dra. Angelita Cristine Melo (UFSJ/MG)

Graduada em Farmácia e Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG e doutora em Saúde Pública - concentração Epidemiologia - pela Faculdade de Medicina da UFMG.

É docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), na área de Farmácia Clínica, e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na área Clínica. Atua nas áreas de Farmácia Clínica, Saúde Coletiva com ênfase em Farmacoepidemiologia e Farmacologia Aplicada.

Portugal
Dr. Dario Martins (AFPLP)

É licenciado em Ciências Farmacêuticas e pós-graduado em Gestão Empresarial. Iniciou a sua atividade profissional, em 2006, na Associação Nacional das Farmácias (ANF), onde apoiou a implementação de um conjunto de projetos, com o objetivo de apoiar as farmácias no desenvolvimento técnico, profissional e de reforço da sustentabilidade econômico-financeira.

A partir de 2008, assumiu a responsabilidade de coordenação de uma equipa comercial da Alliance Healthcare Portugal, líder do mercado da distribuição farmacêutica em Portugal, onde promoveu a atividade em mais de 1200 farmácias.

Em 2013, regressa à ANF, onde assume a Direção do Departamento de Apoio aos Associados, com o objetivo de coordenar a implementação de projetos de âmbito político-associativo nas farmácias em Portugal.

Desde 2015, que assume a Direção de Business Consulting da Glintt, multinacional no ramo das Tecnologias de Informação, desenvolvendo soluções de melhoria contínua nas farmácias e nos hospitais de Portugal.

Coordenador:
Dr. José Luis Miranda Maldonado (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
16h - 18h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2ª andar)
Palestra
Cuidado farmacêutico com pacientes geriátricos
Ministrante:
Dra. Maria Cristina Werlang (UFCSPA/RS)

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Farmácia Clínica pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH); mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); doutorada em Gerontologia Biomédica no Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUC-RS; atuou como docente do curso de Farmácia da PUC-RS e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e atualmente é professora adjunta do curso de Farmácia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Integra o Grupo de Interesse em Assistência Farmacêutica ao Idoso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e a Comissão Assessora de Geriatria e Gerontologia do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Coordenador:
Dr. Renato Vianna (CRF-RS)
Área: AFPLP
AFPLP
16h - 18h
AUDITÓRIO LOCATELLI
(térreo)
Painel
Desafios para a regulação da farmácia e do medicamento nos países de língua portuguesa
Painelistas:
Angola
Dr. Pombal Ngonga Mayembe

Natural de Luanda (Sambizanga), possui máster em Ciências Farmacêuticas pelo então Instituto Superior de Farmácia de Kharkov (ex. URSS), hoje Academia de Farmácia de Kharkov (ANF). Especializado em Farmácia Industrial pela Farmácia Central dos Hospitais de Paris (PCH). Docente da Universidade Jean Piaget de Angola (Unipiaget) e da Universidade Privada de Angola (UPRA). É presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).

Brasil (Anvisa)
Dr. Pedro Ivo Sebba Ramalho (DIGES/Anvisa)

Farmacêutico mestre em Farmacologia; doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), com tese sobre regulação e agências reguladoras. Desde 2005, é membro da carreira de especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na Anvisa exerceu diversas funções gerenciais e de assessoria: assistente do gabinete do diretor-presidente; chefe de gabinete substituto; assessor-chefe da Assessoria Técnica; assessor-chefe da Assessoria de Divulgação e Comunicação; assessor-chefe da Assessoria Técnica e Parlamentar; assessor do diretor-presidente. Atualmente é adjunto do diretor-presidente.

Tem atuado em temas afetos à administração da Anvisa, em particular àqueles relacionados às relações institucionais, à gestão interna e ao processo regulatório.

Cabo Verde
Dra. Djamila Reis

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), em 1997. Em 2010, concluiu o mestrado em Avaliação e Regulação de Medicamentos e Produtos de Saúde pela FFULisboa. Atualmente é doutoranda na área de Farmacovigilância pela mesma instituição de ensino.

Iniciou a sua carreira profissional em 1997, na indústria farmacêutica portuguesa, com os laboratórios Pfizer. Quatro anos mais tarde assumiu a direção técnica dos Laboratórios Guerbet (AM&F) e, simultaneamente, atuou como consultora de Farmacovigilância para a Eurotrials - Scientific Consultants.

Em 2004, regressa à Cabo Verde, onde trabalha na direção geral de Farmácia. Em 2005, passa a integrar o primeiro Conselho de Administração da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), como administradora.

A partir de 2012, torna-se presidente do Conselho de Administração da ARFA, assumindo, especificamente, a coordenação da área Farmacêutica, função que desempenha até os dias atuais.

Em novembro de 2013, torna-se 1ª vogal do Conselho Diretivo do Fórum das Agências Reguladoras do Medicamento do Espaço Lusófono (FARMED). E, em março de 2015, assume a vice-presidência da mesa da Assembleia Geral da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP).

Atualmente também exerce docência, lecionando a disciplina Deontologia e Legislação Farmacêutica.

Guiné Bissau
Dra. Aminatu Fernandes Baldé

Licenciada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013; concluiu especialização em Análises Clínicas pela UFSC, em 2015. Desde junho de 2016 é farmacêutica da Direção dos Serviços Farmacêuticos do Ministério da Saúde de Guiné-Bissau.

Em 2015 foi estagiária do departamento de Farmacovigilância, da Divisão de Análises Clínicas do Hospital Universitário da UFSC. Em 2014, foi estagiária do Setor de Bioquímica da Divisão de análises clínicas do Hospital Universitário da UFSC. Em 2013, estagiou como farmacêutica na Policlínica Continente da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Em 2011, participou do programa de Iniciação Científica do Serviço de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2015, foi palestrante do Seminário Lembrar para não Esquecer, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIEAAB). Em 2014, foi moderadora do workshop para comemoração de 41º Aniversário da Independência de Guiné-Bissau. Em 2010, participou da VI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais, apresentando o Pôster: Análise do óleo essencial de dois quimiotipicos de lippia alba (mill) n.e. br.) :milissa-lípia e salva-do-brasil.

Moçambique
Dra. Tânia Sitoie

Em breve...

Portugal
Dr. Helder Mota Filipe (Farmed)

Licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmacologia. Professor associado de Farmacologia e Farmacoterapia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (UL); vice-presidente, de 2005 a 2015, e presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), IP. (2015-2016).

Membro do Conselho Diretivo do Infarmed, desde 2016, e responsável pelo Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da UL; membro do Conselho de Administração da Agência Europeia do Medicamento (EMA) (2012-2015); membro da HTA Network (Comissão Europeia); membro do Comité Farmacêutico (Comissão Europeia). Perito da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (INFARMED, I.P.) (1996-2013). Especialista em Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos.

Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2005). Membro do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP, EMA, Londres), de 2011 a 2012; responsável pela orientação de seis teses de doutoramento e mais de uma dezena de teses de mestrado nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental e da Ciência Regulamentar.

Autor de mais de uma centena de publicações em revistas científicas internacionais com arbitragem científica nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental, da Utilização de Medicamentos e da Ciência Regulamentar; e de mais de 300 comunicações a reuniões científicas nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental e da Ciências Regulamentares.

Moderadora:
Dra. Lorena Baía Oliveira Alencar (CRF-GO)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h - 18h
SALA 4
(1º andar)
Palestra
Bioarquitetura - Harmonização estética integral
Ministrante:
Dr. Rafael de Castro Ferreira (SP)

Farmacêutico Industrial, com MBA em Marketing pela Universidade Nove de Julho (Uninove), e MBA em Cosmetologia no IPUPO Educacional; tem especialização em Estética no Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética; é especializado em Cosméticos Green na B&T da Itália; mestre em Ciências da Saúde e doutor em Medicina Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); pesquisador convidado das empresas DMC, Fismatek, HTM e Mezzodermocosméticos. Apresentador do Programa Descomplique Estética no YouTube.

Coordenador:
Dr. José Vílmore Silva Lopes Júnior (AFPLP)
Área: NUTRACÊUTICOS
FITOTERAPIA
16h15 - 17h15
SALA 7
(1º andar)
Workshop - Herbarium
Novas evidências com Tribulus terrestris
Ministrante:
Dr. Cezar Jones

Graduado em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-graduado em Medicina Ortomolecular pela Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular (ABMO).

Consultor Médico do Herbarium Laboratório Botânico Ltda; chefe de clínica do Serviço de Neurologia da Santa Casa da Misericórdia - 34ª Enfermaria; assistente de Pesquisas Clínicas do Grupo Merck KGaA; e assistente de Pesquisas Clínicas do Laboratório Roche.

Coordenador:
Dr. Daniel Correia Júnior (CFF)
Área: FITOTERAPIA
Na programação impressa, o Workshop Herbarium saiu como área de Estética, o correto é a área de Fitoterapia.
AFPLP
16h15 - 18h
SALA 3
(1ª andar)
Mesa-Redonda
Aspectos legais e técnicos da atuação do farmacêutico na floral terapia
Ministrantes:
Dra. Hortência Salett Muller Tierling (CRF-SC)

Fiscal sanitarista em cargo efetivo no Departamento de Vigilância Sanitária de Chapecó (SC), desde 1993. De 1999 a 2003 foi inspetora da Agencia de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o Programa de Inspeção na Indústria Farmacêutica e Farmoquímica e nos Serviços de Hemoterapia de todo o país.

É especialista em Saúde Pública e membro efetivo do colegiado do curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra como vice coordenadora o Grupo de Trabalho em Vigilância Sanitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Também é conselheira suplente do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó e conselheira do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina.

Preside o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), desde 2010.

Dra. Karen Denez (CRF-SC)

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com mestrado em Assistência Farmacêutica pela UFSC. Atualmente é vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) e coordena o Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Dra. Amarilys Toledo César (SP)

Farmacêutica bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista, mestre e doutora em Saúde Pública pela USP. Proprietária de farmácia homeopática HNCristiano, desde 1984. Responsável técnica e diretora de laboratório de insumos para Homeopatia. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Comissão de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Secretária de Farmácia da Liga Médica Homeopática Internacional por 4 gestões (12 anos). Atual presidente da Associação Brasileira dos Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), desde 2013.

Moderadora:
Dra. Pâmela Alejandra Saavedra (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
16h15 - 18h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
Da planta ao medicamento
Ministrantes:
1. Assuntos regulatórios em Fitoterapia
Dra. Ana Cecília Bezerra Carvalho (GMESP/Anvisa)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2001, com habilitação em Farmácia Industrial pela UFPB, em 2002. Possui especialização em Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 2006, e em Vigilância sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2008. É mestre em Produtos Natuais e Sintéticos Bioativos pela UFPB, em 2005, e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), em 2011.

Atualmente é especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ponto focal da Organização Mundial da Saúde na área de Fitoterápicos no Brasil. É membro do Comitê Nacional da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e do Comitê Técnico Temático de Apoio a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. E coordena a Câmara Técnica de medicamentos fitoterápicos e é gerente substituta da área de registro de medicamentos específicos, fitoterápicos, dinamizados, notificados e gases medicinais da Anvisa.

2. Pesquisa e desenvolvimento de fitoterápicos
Dr. José Roberto Lazzarini (SP)

Médico clínico geral com atuação em Medicina do Estilo de Vida e Wellness Coaching; fundador e ex-presidente da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO); ex-diretor médico e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Laboratórios Achée Weleda; sócio da Apoena Inovação em Saúde.

3. Fitoterápicos em Farmácia Clínica
Dr. José Carlos Tavares Carvalho (Farmacopeia Brasileira)

Concluiu o doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), em 1998. Realizou estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha; ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no período de 2006 a 2014; professor titular da Unifap; membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), ocupando a cadeira no. 47; membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira.

Foi vice-presidente da Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ); membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos (CATEF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Mato grosso do Sul (MS); coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.

Publicou 153 artigos em periódicos especializados e 136 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco livros publicados e três capítulos de livros. Possui dois produtos tecnológico registrados. Participou de 12 eventos no exterior e 85 no Brasil. Orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou quatro, além de ter orientado 35 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Farmacologia, Farmácia e Medicina.

Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de cinco projetos de pesquisa, sendo que coordena quatro destes. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Ensaios Biológicos. Nas atividades profissionais interagiu com 391 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

4. Produção e controle de medicamentos e insumos fitoterápicos
Dr. Luiz Carlos Marques (SP)

Farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná; mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (USP); presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFit), gestão de 2011 a 2015; coordenador da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Moderador:
Dr. Ezequiel Paulo Viriato (CFF)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
17h - 18h
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Perfil bioquímico para a longevidade
Ministrante:
Dr. Gabriel Carvalho (RS)

Nutricionista graduado, em 1997, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), de Porto Alegre (RS); diplomado pela Sociedade Gaúcha de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, em 1998 (Curso Básico), 1999 e 2000 (Cursos Avançados); e primeiro nutricionista latino-americano diplomado pelo The Institute for Functional Medicine, em 1999 (www.functionalmedicine.org), entidade que criou o conceito de "Medicina Funcional" no início da década de 1990.

Gabriel foi introdutor da Nutrição Funcional no Brasil, em 1999, criando o nome "Nutrição Funcional" e ministrando o primeiro curso na área de Nutrição Funcional (em Porto Alegre - outubro de 1999). Palestrante em inúmeros cursos de extensão, pós-graduação, congressos e simpósios, iniciando em 1997, até os dias atuais.

De 1999 a 2003, foi palestrante exclusivo do curso de extensão em Nutrição Funcional, de Porto Alegre. De 2005 a 2007, tornou-se organizador e palestrante principal. Uma média de 150 nutricionistas por ano realizam aulas neste curso.

É membro fundador e presidente (2004-2006; 2006-2008) do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (www.cbnf.com.br); presidente de Honra do Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional (SBNF) - www.cbnf.com.br; presidente do I e II Simpósio do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (2005 e 2007); farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2006; nutricionista clínico desde 1998, atuando na Clínica Carvalho, em Porto Alegre, exclusivamente.

Coordenador:
Dr. Marcos Aurélio Ferreira da Silva (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
17h30 - 18h30
SALA 7
(1º andar)
Reunião da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Estetas (SOBRAFE) e Comissões de Estética dos Conselhos Regionais de Farmácia
Área: ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS
18h - 19h30
PAVILHÃO
(térreo)
Visitação aos Expositores

Área: TODOS
TODAS AS ÁREAS
19h30 - 22h
TEATRO VAN GOGH
PAVILHÃO
(térreo)
Cerimônia Oficial de Abertura
Espetáculo Korvatunturi - Uma explosiva fusão de teatro, dança, canto, técnicas circenses e cenários virtuais revelam um espetáculo emocionante para todas as idades
Área: TODOS
9/11 (Quarta-feira)
AFPLP FITOTERAPIA NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS OUTRAS AS ÁREAS
Matutino
AFPLP
8h - 12h
AUDITÓRIO LOCATELLI
(térreo)
Minicurso 1
As bases do raciocínio clínico para a prescrição farmacêutica e provisão de serviços farmacêuticos
Ministrante:
Dra. Angelita Cristine de Melo (UFSJ/MG)

Graduada em Farmácia e Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG e doutora em Saúde Pública - concentração Epidemiologia - pela Faculdade de Medicina da UFMG.

É docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), na área de Farmácia Clínica, e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na área Clínica. Atua nas áreas de Farmácia Clínica, Saúde Coletiva com ênfase em Farmacoepidemiologia e Farmacologia Aplicada.

Coordenador:
Dr. Renato Vianna (CRF-RS)
Área: AFPLP
AFPLP
8h - 12h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2º andar)
Minicurso 2
Interpretação de exames laboratoriais no processo de cuidado do paciente
Ministrante:
Dr. Jorge Luiz Joaquim Terrão (CFF)

Farmacêutico-bioquímico, formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (FAFABES), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); possui 33 anos de atuação em Análises Clínicas; especialista em Análises Clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); professor de Hematologia e Bioquímica clínicas da FAFABES/UFES e graduado em Farmácia pelo Grupo Multivix, de Vitória (ES); delegado da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), no Espírito Santo; membro do Grupo de Trabalho sobre Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia (GTAC-CFF); assessor científico do Tommasi Laboratório.

Coordenadora:
Dra. Lenira da Silva Costa (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
8h - 12h
SALA 1
(1º andar)
Minicurso 3
Estratégias para que a farmácia se mantenha no mercado como estabelecimento de saúde
Ministrantes:
Dr. Laércio Batista Junior (CRF-SC)

Farmacêutico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), em 1988; cursou Farmácia Clínica na Universidade do Chile, em 1999; conselheiro efetivo do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), de 2003 a 2014; diretor secretário-geral do CRF-SC, na gestão de 2012/2013; presidente da Associação de Farmacêuticos Proprietários de Farmácia do Brasil (AFPFB), em 2014/2015; membro do Conselho de Administração da Farma&Farma, de 2005 a 2015; especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Instituto Racine, desde 2012; ministrante convidado do projeto Excelência Farmacêutica do Conselho Federal de Farmácia (CFF); proprietário de farmácia desde 1989 (26 anos).

Dr. Rinaldo Ferreira (SC)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1986; mestre em Ciência dos Alimentos pela UFSC, em 1995, e doutor em Ciências da Vida, pela Universidade de Sevilla, em 2004. Validação do título de doutor no curso de doutorado em Química da Universidade de Brasília (UnB), em 2006. Farmacêutico da Farmácia Homeopática Visnature; vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácia do Brasil (AFPFB); presidente da Farma & Farma S.A; membro do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira. Consultor técnico ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Coordenador:
Dr. Amilson Álvares (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
8h - 12h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Minicurso 4
Pesquisa e desenvolvimento
Ministrantes:
• O desenvolvimento de fitoterápicos com espécies da biodiversidade brasileira e plantas medicinais brasileiras como fonte de novos agentes repelentes de insetos
Dr. José Carlos Tavares Carvalho (Farmacopeia Brasileira)

Concluiu o doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), em 1998. Realizou estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha; ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no período de 2006 a 2014; professor titular da Unifap; membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), ocupando a cadeira no. 47; membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira.

Foi vice-presidente da Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ); membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos (CATEF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Mato grosso do Sul (MS); coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.

Publicou 153 artigos em periódicos especializados e 136 trabalhos em anais de eventos. Possui cinco livros publicados e três capítulos de livros. Possui dois produtos tecnológico registrados. Participou de 12 eventos no exterior e 85 no Brasil. Orientou 21 dissertações de mestrado e co-orientou quatro, além de ter orientado 35 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Farmacologia, Farmácia e Medicina.

Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de cinco projetos de pesquisa, sendo que coordena quatro destes. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Ensaios Biológicos. Nas atividades profissionais interagiu com 391 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

• Pesquisa, desenvolvimento e comercialização de extratos para medicamentos fitoterápicos
Dr. José Roberto Lazzarini (SP)

Médico clínico geral com atuação em Medicina do Estilo de Vida e Wellness Coaching; fundador e ex-presidente da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO); ex-diretor médico e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Laboratórios Achée Weleda; sócio da Apoena Inovação em Saúde.

Coordenador:
Dr. Leandro Rocha (Farmacopeia Brasileira)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
8h - 12h
SALA 2
(1º andar)
Minicurso 5
Interpretação funcional das análises bioquímicas
Ministrante:
Dra. Ana Cristina Lo Prete (SP)

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Camilo Castelo Branco (UniCastelo), possui mestrado e doutorado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). É membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Há dez anos, é professora de graduação e pós-graduação, com experiência nas áreas de Análises Clínicas, Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. É também supervisora de ambulatório farmacêutico especializado em idosos.

Coordenador:
Dr. Forland Oliveira Silva (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
8h - 12h
SALA 5
(1º andar)
Minicurso 6
Intradermoterapia aplicada às disfunções estéticas
Ministrante:
Dr. Alan Fernandes Izolani (CRF-RJ)

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Severino Sombra (USS), especialista em Farmácia Magistral pela USS e especialista em Cosmetologia Clínica pelo IPUPO Educacional. É membro do Grupo de Trabalho de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia (CFF), coordenador da Câmara Técnica de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), sócio proprietário da clínica de estética Studio I e sócio fundador e diretor acadêmico do Instituto Izolani de Pesquisa e Educação (INIPE). É palestrante e docente em cursos de pós-graduação, nas áreas de estética e cosmetologia.

Dra. Nássara Borges Mesquita Oliveira (CRF-GO)

Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Paulista (Unip). Especialista em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Saúde Estética pela Faculdade Arthur Thomas. Presidente da comissão de Estética do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), desde 2014, atuando na área de Estética no eixo Goiás - Distrito Federal. Coordenadora do curso de pós-graduação em Saúde Estética pelo Instituto de Especialização e Pós-Graduação (IEPG). Palestrante e docente de cursos de extensão e aperfeiçoamento na área de Estética. Membro do Grupo de Trabalho de Estética do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Coordenadora:
Dra. Aline Gutierrez (CRF-RS)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
8h - 12h
SALA 4
(1º andar)
Minicurso prático 7
Oficina de habilidades para procedimentos de apoio aos serviços farmacêuticos
Ministrantes:
• Administração de medicamentos injetáveis
Dr. Adriano Falvo (CRF-SP)

Graduado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); pós-graduação em Farmacologia; docente da Unoeste, das disciplinas: Deontologia e Bioética; Administração, Gestão e Legislação em Saúde e Estágio Supervisionado em Farmácia. Professor da pós-graduação em Farmacologia e Farmácia Clínica da Unoeste.

Ministrante do Núcleo de Educação Permanente do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo (CRF-SP); membro do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP; coordenador do Grupo Estratégico de Aproximação Acadêmico Farmacêutico do CRF-SP; conselheiro do CRF-SP.

• Pico de fluxo
Dr. Roberto Márcio Vieira (SP)

Técnico em Espirometria pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); realizou exames em várias teses de doutorado e metrado da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG); palestrante em oficina de Peak Flow, em seminário de Farmácia, em Aracaju.

Coordenador:
Dr. José Vílmore Silva Lopes Júnior (AFPLP)
Área: AFPLP
AFPLP
8h - 12h
SALA 3
(1º andar)
Minicurso prático 8
Oficina de habilidades para procedimentos de apoio aos serviços farmacêuticos
Ministrantes:
• Pressão arterial
Dra. Wálleri Christini Torelli Reis (UFPR/PR)

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); fez residência em Atenção Hospitalar na área de concentração Cardiovascular pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR; desenvolve projetos na área de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; atualmente desempenha atividades de preceptoria no Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital das Clínicas da UFPR; coordena a pós-graduação em Farmácia Clínica Hospitalar pelo Instituto de Capacitação e Especialização Equilibra; é consultora do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

• Glicemia capilar
Dr. Rodrigo Silveira Pinto (UFRGS/RS)

Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); possui pós-graduação e Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica da UFRGS; atua na coordenação e docência do curso Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde (APS), da UFRGS: Trabalhando em Rede; realiza acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil controle no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Coordenador:
Dr. José Ricardo Arnault Amadio (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
8h30 - 10h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
As políticas públicas em plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil: estamos no caminho certo?
Ministrantes:
Dr. Luis Carlos Marques (SP)

Farmacêutico formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná; mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (USP); presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFit), gestão de 2011 a 2015; coordenador da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Dr. Elton Chaves (Conasems)

Assessor técnico em Assistência Farmacêutica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Atenção Farmacêutica e graduado em Farmácia Bioquímica pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Dr. Kleber Lomonte (Conasems)

Graduado em Farmácia pela Universidade Potiguar (UNP-RN), em 2000; especialista em Gestão de Hospitais Públicos pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN).

Atuou como coordenador administrativo na Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN); diretor administrativo no Hospital Walfredo Gurge (RN); diretor geral do Hospital Regional de São Paulo do Potengi (RN); gestor municipal de Saúde de Extremoz (RN).

Atualmente como gestor municipal de Saúde de Vera Cruz (RN), diretor-financeiro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS/RN), representante da Assistência Farmacêutica do COSEMS (RN) e do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CONASEMS). Farmacêutico no SAMU (RN). Membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN).

Dra. Mirna Poliana Furtado de Oliveira (MS)

Em breve...

Moderadora:
Dra. Silvia Czermanski (SES-RS)
Área: FITOTERAPIA
AFPLP
8h30 - 10h30
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda
Atuação clínica do farmacêutico - experiências nacionais
Ministrantes:
Dr. Fábio Teixeira Ferracini (Hospital Albert Einsten/SP)

Coordenador da Farmácia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. Autor dos livros: Prática Farmacêutica no Ambiente Hospitalar (Ed. Atheneu); Farmácia Clínica - Segurança na Prática Hospitalar (Ed. Atheneu); Atenção à Prescrição Médica (Ed. Atheneu) e Manual de Farmácia Clinica (Ed. Manole).

É coordenador da pós-graduação em Farmácia Clínica do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui especialização em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP). Tem MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestrando em Erros de Medicação pelo Instituto de Pesquisa Albert Einstein.

Dra. Thais Telles de Souza (UFPR/PR)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2010; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013. Atualmente é consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), apoiadora em Cuidado Farmacêutico do Departamento de Assistência farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo atividades nas áreas de Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Serviços Farmacêuticos Clínicos e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Dr. Lucas Carneiro da Silva (BA)

Farmacêutico pós-graduado em farmácia Magistral pela Universidade Tiradentes, com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Palestrante do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e da Medley Genéricos.

Sócio proprietário da farmácia Formullar (Drogaria e Manipulação) e da farmácia Santo Antônio (Drogaria). Abriu a sua primeira farmácia em 2003 e desde 2006, juntamente com seu irmão e farmacêutico Leandro Carneiro atuam com atendimento farmacêutico com ênfase em Diabetes, Hipertensão, Suplementos Esportivos e Gestantes.

Moderador:
Dr. Josué Schostack (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h - 12h
SALA 6
(1º andar)
Mesa-Redonda
Os limites éticos do exercício profissional na saúde estética e farmácia clínica
Ministrantes:
Dr. Arnaldo Zubioli (CRF-PR)

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1974. Doutor em Ciências Farmacêuticas e mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Possui aperfeiçoamento em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e especialização em Farmácia Clínica no Chile. Foi pró-reitor de Extensão, Ensino e Pesquisa (1982-1986) na UEM, diretor do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiologia (CPPI) da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (1991-1994). Foi diretor do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), em Washington/EUA (2000-2002).

É professor de Farmacologia e Terapêutica (desde 1976); Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica (desde 1990); e Bioética e Biodireito (mestrado). Possui 102 trabalhos apresentados em congressos e revistas científicas e 67 orientações de monografias; ministrou 314 cursos e palestras; é membro titular da Academia Nacional de Farmácia (desde 2000).

Foi conselheiro federal de Farmácia (CFF), em 1995, 1996 e 1997, e diretor tesoureiro, em 2012 e 2013; e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR), nos anos de 1987, 1988, 1999, 2014-2016.

Tem os seguintes livros publicados: Profissão: Farmacêutico. E agora? (1992); A Organização Jurídica da Profissão Farmacêutica (1996); A Farmácia Clínica na Farmácia Comunitária (2000); Ética Farmacêutica (2004); Farmacoepidemiologia (2016 - editoração); realizou consultoria, supervisão e revisão técnica dos livros: Guia para a Boa Prescrição Médica (ArtMed 1998) e O Exercício do Cuidado Farmacêutico (CFF - 2006), e três capítulos de livros (1996, 2007, 2010); em publicação: Tratado de Ética Farmacêutica (2016).

Dr. Pedro Eduardo Menegasso (CRF-SP)

Farmacêutico Bioquímico - Modalidade Fármacos e Medicamentos - graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campos de Araraquara, em 1989. Entre as atividades exercidas em entidades farmacêuticas, foi presidente e conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), nas gestões de 2012 a 2013, 2014 a 2015, e 2016 a 2017. Foi diretor-tesoureiro e conselheiro do CRF-SP, nas gestões de 2006 a 2007, 2008 a 2009 e 2010 a 2011. Foi coordenador da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, entre 2001 e 2003, e de 2004 a 2005. Foi diretor secretário-geral e conselheiro do CRF-SP, de 1993 a 1996. Atualmente, é profissional de Comunicação, Marketing, Estratégia e Colocação Comercial de Produtos.

Dr. Maurício Schüller Nin (CRF-RS)

Possui doutorado em Ciências da Saúde (Farmacologia) e mestrado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) nos ano de 2012 e 2006, respectivamente . Fez sua graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2003, com ênfase em Bioquímica Industrial de Alimentos pela UFRGS, em 2006. Desenvolveu doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Chicago (UIC), nos EUA, no departamento de Psiquiatria, durante o ano de 2011. Foi presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS), nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Conselheiro regional de Farmácia no Rio Grande do Sul, de 2012 a 2015, e de 2016 a 2019, quando foi eleito presidente para o biênio 2016/2017. Também é professor de Anatomia, Farmacologia, Bioestatística, Biofísica, Fisiologia e Deontologia no Centro Universitário Metodista (IPA), em Porto Alegre. Atualmente cursa a faculdade de Estatística na UFRGS e desenvolve atividades de pesquisa, orientando projetos de iniciação científica e mestrado no grupo de Neuropsicofarmacologia da UFCSPA.

Dr. Paulo Roberto Boff (CRF-SC)

É farmacêutico-bioquímico, especialista em Administração e mestre em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde é professor e gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão. É professor substituto no departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SindFar-SC) e integrante da Comissão Assessora de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC). Conselheiro Federal, com mandato até 2019.

Moderador:
Dr. José Gildo da Silva (CFF)
Área: ESTÉTICA | AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h - 12h
SALÃO DA VINCI
(térreo
Mesa-Redonda
Como empreender na estética: regulamentação e perspectivas
Ministrantes:
Dr. Higor Guerim (CRF-PR)

Farmacêutico formado pela Universidade Positivo do Paraná (UP), especialista em Genética Humana pela Pontifícia Universidade católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Patologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atua na área de Estética há seis anos e participou da elaboração das duas resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para a Farmácia Estética.

Dr. Alan Fernandes Izolani (CRF-RJ)

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Severino Sombra (USS), especialista em Farmácia Magistral pela USS e especialista em Cosmetologia Clínica pelo IPUPO Educacional. É membro do Grupo de Trabalho de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia (CFF), coordenador da Câmara Técnica de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), sócio proprietário da clínica de estética Studio I e sócio fundador e diretor acadêmico do Instituto Izolani de Pesquisa e Educação (INIPE). É palestrante e docente em cursos de pós-graduação, nas áreas de estética e cosmetologia.

Dra. Alice Alves de Souza (GGTES/Anvisa)

Formada em Matemática, Alice Alves de Souza é especialista em Regulação em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente é coordenadora de serviços de interesse para a Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Moderadora:
Dra. Marisol Domingues Muro (CFF)
Área: ESTÉTICA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h - 12h
SALA 8
(2º andar)
Minicurso 20
Ultrassom de alta potência aplicado à redução de medidas
Ministrante:
Dr. Israel Miranda Teixeira (CRF-BA)

Licenciado em Ciências Biológicas; especialista em Acupuntura; especialista em Saúde Estética; delegado honorário do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA); presidente da comissão de Estética do CRF-BA; presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética (SBFE); membro da comissão de Fitoterapia do CRF-BA; diretor técnico da clínica Odara Saúde Estética.

Coordenadora:
Dra. Janaíne Micheli Chassot (CRF-RS)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
10h15 - 12h45
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
Os desafios das farmácias vivas no Brasil:
Ministrantes:
1. Farmácia Viva do Ceará
Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 1981; especialização em Farmacoquímica (1985), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado (1993) e doutorado (2002) em Química pela UFC. Atualmente é professora das disciplinas Farmacognosia e Fitoterapia da UFC. Atua como supervisora didático-pedagógica do estágio supervisionado em Farmácia I; é membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Medicamentos e do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF), nucleadora UFC em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Diretora do horto de plantas medicinais Francisco José de Abreu Matos; coordenadora do programa Farmácias Vivas da UFC; supervisora do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito) da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA); coordenadora do Comitê Estadual de Fitoterapia do Ceará (Comefi) e membro do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Conbrafito). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em farmácias vivas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoterapia em Saúde Pública, Farmacovigilância, Controle de Qualidade de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Fitoquímica de Produtos Naturais.

2. Farmácia Viva do Distrito Federal
Dr. Nilton Luz Netto Júnior

Farmacêutico pela Universidade Federal de Goiás (UFG); mestre em Ciências da Saúde, na área de concentração Produtos Naturais, pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência de 24 anos na gestão de Farmácia Viva junto à Unidade Pública de Saúde, chefiando o Núcleo de farmácia Viva da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. É membro da Farmacopeia Brasileira e do Grupo de trabalho sobre Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

3. Farmácia Viva de Ipatinga/MG
Dra. Domitila Morais Gonçalves

Farmacêutica desde 2006 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica (EaD), em 2015, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Ministério da Saúde (MS).

Responsável técnica pela Farmácia Verde, da prefeitura Municipal de Ipatinga (MG). Membro da Comissão Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da prefeitura municipal de Ipatinga. Referência técnica municipal em Práticas Integrativas e Complementares de Ipatinga. Membro da Comissão Assessora de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG).

4. Farmácia Viva de Rio Grande do Sul
Dra. Ângela Sperry

Farmacêutica especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Atenção Básica. Realizou consultoria no projeto APLPMFito (RS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) para capacitação de profissionais da Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em Fitoterapia e Farmácia Viva.

Residente em Gestão de Políticas Públicas no Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com ênfase nas Políticas Transversais. Compõe a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

5. ANVISA
Dra. Robelma France de Oliveira Marques (COIME)

Em breve...

Moderador:
Dr. Carlos André Oeiras Sena (CFF)
Área: FITOTERAPIA
AFPLP
10h30 - 12h30
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda Internacional
Serviços de vacinação em farmácia comunitária: aspectos regulatórios, técnicos e legais
Ministrantes:
Portugal
Dr. Paulo Cleto Duarte (ANF)

Em breve...

Brasil
Dr. Eduardo Marques Macário (SC)

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1996; especialização em Medicina Preventiva e Social e mestrado em saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (PE), em 2001; doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013.

Tem 15 anos de experiência em Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças. É funcionário público federal (Sanitarista) do Ministério da Saúde desde 2010, atualmente cedido à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), onde exerce a função de diretor de Vigilância Epidemiológica.

Moderadora:
Dra. Hortência Salett Muller Tierling (CRF-SC)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
11h - 12h
SALA 4
(térreo)
Palestra
Uso de cosméticos orgânicos na farmácia estética
Dra. Renata Biegelmeyer Rambo (CRF-RS)

Possui graduação em Farmácia com ênfase em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2009; doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma Universidade, em 2013. Realizou doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, San Diego, pela Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), em 2012, atuando nas áreas de isolamento de metabólitos de esponjas marinhas, semi-síntese de produtos naturais e elucidação estrutural.

Realizou pós-doutorado na UFRGS, na área de Tecnologia Farmacêutica, no desenvolvimento de formulações Fitocosméticas (2014-2016). Em 2016, foi professora substituta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Atuou junto ao Ministério da Saúde (MS) como colaboradora no projeto: Estudos orientados de revisão, análise e sistematização das informações científicas para as espécies constantes na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Atualmente, é colaboradora da Farmacopeia Brasileira e participa como membro da Comissão Assessora de Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Coordenador:
Dr. Paulo Tamashiro Filho (CRF-RR)
Área: ESTÉTICA
Vespertino
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h
SALA 5
(1º andar)
Workshop - VITAMED
Beleza e estética como saúde com base em nutracêuticos e suplementação
Ministrante:
Dra. Cristiane Helena Ognibini Zanol (Vitamed)

Farmacêutica Generalista com especializações em Fitoterapia, em Farmácia Estética e em Prescrição Farmacêutica em Doenças Crônicas. Pós-graduanda em Tricologia Clínica. Trainer em Programação Neurolinguística. Tem atuação profissional no seguimento farmacêutico há mais de 25 anos.

Atualmente é coordenadora de treinamentos do Laboratório Farmacêutico Vitamed. Desde 2013 desenvolve um projeto de treinamentos e atendimentos farmacêuticos no varejo, com intuito de fortalecer a atuação clínica e comercial do farmacêutico. Acompanha mudanças e tendências estéticas e nutracêuticas para a atuação clínica do farmacêutico.

Coordenadora:
Dra. Marisol Domingues Muro
Área: NUTRACÊUTICOS
OUTRAS ÁREAS
14h - 15h
SALA 6
(1º andar)
Workshop - Homeopatia Brasil
Cuidando dos mecanismos defensivos do organismo
Ministrante:
Dr. Alexandre Henrique Leonel

Especialista em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Mamasson (IHFL) e pela Associação Brasileira dos Farmacêuticos Homeopatas (ABFH).

Professor de Farmácia Homeopática do IHFL; diretor de farmácia do IHFL; diretor-presidente do grupo Homeopatia Brasil Soluções Sustentáveis.

Coordenadora:
Dra. Margarete Akemi Kishi (CFF)
Área: HOMEOPATIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Criolipólise e associações terapêuticas mais utilizadas na prática clínica
Ministrante:
Dra. Thais Ortega (CRF-RS)

Farmacêutica graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Especialista em Saúde Estética pelo Núcleo de Estudos em Estética Ana Carolina Puga (NEPUGA) e pós-graduada em Cosmetologia Clínica e Dermocosméticos pelo IPUPO Educacional. Membro da Comissão de Farmacêuticos Estetas do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Possui experiência em Estética Facial e Corporal. Capacitação em Microagulhamento, Laserterapia, Peelings Químicos, Enzimáticos e Magistrais. Curso de Toxina Botilínica, Preenchimento Dérmico, Carboxiterapia, Intradermoterapia, Aperfeiçoamento em Estética, Luz Intensa Pulsada, Cosmetologia e Pré e Pós-operatório de Cirurgias Plásticas.

Atualmente é sócia-proprietária da Clínica Garden Saúde, onde é responsável pelo consultório de estética Thaís Ortega-Farmacêutica & Cosmetóloga Especializada em Estética, desde 2012.

Coordenadora:
Dra. Renata Biegelmeyr Rambo (CRF-RS)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
14h - 15h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Palestra
Desafios da implementação das Boas Práticas em Farmácia Viva: RDC/Anvisa nº 18/2013
Ministrante:
Dra. Jaqueline Guimarães de Carvalho (MG)

Farmacêutica especialista em Fitoterapia - Manejo e Uso de Plantas Medicinais - pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas (AMFH). Responsável técnica e gerente da farmácia Viva SUS/Betim, desde 2005. Membro da Câmara Técnica de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG).

Coordenadora:
Dra. Nilton Luiz Neto Junior (CFF)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h30
AUDITÓRIO VISCONTI
(térreo)
Workshop - Tonederm
Segredos do sistema de drug delivery com laser CO2 fracionado
Ministrante:
Dr. Vladimir Simões da Luz (RS)

Médico especialista em Medicina Estética; preceptor do ambulatório de LASER da pós-graduação junto à Sociedade Brasileira de Medicina Estética do Rio Grande do Sul (SBME-RS); diretor clínico na Clínica Corporalle, de Novo Hamburgo (RS).

Coordenadora:
Dra. Pamela Alejandra Saavedra (CFF)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
14h - 16h
SALA 4
(térreo)
Palestra
Fitoterapia no estresse e síndrome metabólica
Ministrante:
Dra. Vanderli Marchiori (SP)

Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica Funcional e em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT), desde 2010. Assessora técnica da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP); presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT); assessora técnica da Associação Brasileira das Indústrias de Cacau, Amendoim e Balas (ABICAB) e da Associação Brasileira das Industrias do Trigo (ABITRIGO).

Ex secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE); ex conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3º região (CRN-3); colaboradora técnica dos conselhos Federal e Regional de Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição (APAN); fitoterapeuta pelo Medicina Natural Alternativa no Manchester Institute of Medicine.

Professora convidada de hospitais e de várias universidades públicas e privadas nos cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição; sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Nutrição Esportiva; autora do livro Alho – Garlic: descubra como o alho pode favorecer sua saúde; coautora do livro Grávida em Boa Forma, de Angélica Banhara; colaboradora do livro Nutrição Esportiva, de Marcia Daskal.

Atualmente realiza, em consultórios, aplicação dos princípios de fitoterapia e nutrição funcional através do uso de plantas medicinais e especiarias em planos dietéticos personalizados.

Coordenadora:
Dra. Priscila Dejuste (CFF)
Área: FITOTERAPIA
AFPLP
14h - 16h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda Internacional
Experiências internacionais em prescrição farmacêutica: autonomia, formação e certificação de farmacêuticos
Ministrantes:
Canadá
Dr. Marc Desgagne

Graduado em Farmácia pela Universidade Laval, em 1979, doutor em Farmácia pela mesma universidade, em 1991. Atuou ativamente em Farmácia Hospitalar e Comunitária antes de entrar para o Ministério de Saúde do Canadá, onde trabalhou por seis anos. Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Laval, desde 1993, nas áreas de ensino: Farmacologia e Toxicologia; e Legislação. Diretor do programa de bacharelado (1999-2004). Responsável pelos programas de Mobilidade Acadêmica (1999-2005). Laureado por sua didática com a Medalha da Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madri, e com Honra ao Mérito pela Faculdade de Ciências da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai.

EUA
Dra. Elizabeth Keys

Diretora executiva da Associação Farmacêutica Americana (APhA), responsável por estabelecer parcerias e alianças com grupos de atenção à saúde, a fim de melhorar a prática profissional e desenvolver os projetos da APhA. Além disso, cria estratégias para divulgar os trabalhos de educação e comunicação da Associação e desenvolve projetos específicos e oportunidades para promover a pauta de manejo de terapia medicamentosa.

Supervisiona os departamentos: Relações com Indústrias; Relações em Cadeia e Contas Nacionais; Programas Federais de Farmácia; Reuniões e Exposições; Programas de Acesso/Financiamento; Treinamento e Programação ao Vivo; Divulgação; Membros, Negócios On Line; Livros e Produtos Eletrônicos; Publicações Periódicas.

A Sra. Keyes é bacharel em Farmácia pela Escola de Farmácia da Universidade de West Virginia, especializada em redação técnica pela Universidade Jesuíta de Wheeling. Antes de entrar para a APhA, em 1993, trabalhou como farmacêutica comunitária. É membro ativo de várias organizações civis e profissionais.

Moderador:
Dr. Maurício Schüler Nin (CRF-RS)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
14h - 18h
SALA 1
(1º andar)
Minicurso 9
Fitoterápicos e Fitoterapia:
Ministrantes:
• Aspectos regulatórios e regionalismo nacional
Dra. Ana Cecília Bezerra Carvalho (GMESP/Anvisa)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2001, com habilitação em Farmácia Industrial pela UFPB, em 2002. Possui especialização em Saúde Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), em 2006, e em Vigilância sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em 2008. É mestre em Produtos Natuais e Sintéticos Bioativos pela UFPB, em 2005, e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), em 2011.

Atualmente é especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ponto focal da Organização Mundial da Saúde na área de Fitoterápicos no Brasil. É membro do Comitê Nacional da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e do Comitê Técnico Temático de Apoio a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. E coordena a Câmara Técnica de medicamentos fitoterápicos e é gerente substituta da área de registro de medicamentos específicos, fitoterápicos, dinamizados, notificados e gases medicinais da Anvisa.

• Fitoterápicos de uso tradicional - registro e comercialização
Dra. Robelma  France de Oliveira Marques (COIME/Anvisa)

Em breve...

• Novo marco da biodiversidade brasileira e a inovação na área de fitoterápicos
Dr. Domingos Tabajara de Oliveira Martins (MT)

Natural de Caucaia, Ceará, graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1979; especializado em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 1985; mestre em Farmacologia pela UFC (1982) e doutor em Ciências, Área de Biologia Molecular, pela UNIFESP (1990).

É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 1D. É professor de Farmacologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desde 1984; e titular em Farmacologia pela UFMT, desde 2005, com atuação na área de Farmacologia, com ênfases em Farmacologia de Produtos Naturais e Farmacoepidemiologia, nas linhas de pesquisa: etnofarmaologia, atividade anti-inflamatória, antiúlcera, antimicrobiana, cicatrizante de feridas, abuso de drogas e mercado de medicamentos.

Diretor geral do programa Etno-Fitos: integração ensino pesquisa e extensão que objetiva a implantação da Farmácia Viva e Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no país. É idealizador e presidente das comissões de Criação e Implantação das Faculdades de Farmácia (atual coordenador), Odontologia e Terapia Ocupacional.

Ao longo de 32 anos de trabalho na UFMT tem contribuído para o desenvolvimento da área de Farmacologia, particularmente em plantas medicinais, fitoterápicos e abuso de drogas, por meio da formação continuada de pessoas, em todos os níveis, organização de eventos nacionais e internacionais e produção intelectual, incluindo patentes.

Por seus trabalhos recebeu inúmeras homenagens, incluindo os títulos de cidadão cuiabano e mato-grossense. Recebeu do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Comenda do Mérito Farmacêutico, em 2014. Orientou nesses últimos anos, 39 alunos de mestrado, dez de doutorado e oito pós-doutorado. Publicou 59 artigos científicos, duas patentes, três capítulos de livros e mais de 300 trabalhos em eventos científicos, tendo alguns destes trabalhos sido premiados.

Moderador:
Dr. Ezequiel Paulo Viriato (CFF)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 18h
SALA 2
(1º andar)
Minicurso 10
Conceitos básicos sobre a aplicação de toxina botulínica (botox) tipo A
Ministrante:
Dr. Rafael de Castro Ferreira (CRF-SP)

Farmacêutico Industrial, com MBA em Marketing pela Universidade Nove de Julho (Uninove), e MBA em Cosmetologia no IPUPO Educacional; tem especialização em Estética no Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética; é especializado em Cosméticos Green na B&T da Itália; mestre em Ciências da Saúde e doutor em Medicina Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); pesquisador convidado das empresas DMC, Fismatek, HTM e Mezzodermocosméticos. Apresentador do Programa Descomplique Estética no YouTube.

Coordenadora:
Dra. Angela Cristina Cunha Castro Lopes (CFF)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
14h - 18h
SALA 7
(1º andar)
Minicurso 11
Farmácia Clínica:
• Desafios do farmacêutico que atua na área de fitoterápicos; 
• Fitoterapia e Alopatia - diferenças conceituais, complementaridades e integração;
• Prática de utilização do Memento e do Formulário Fitoterápico pelo farmacêutico
Ministrante:
Dr.  Leandro de Albuquerque Medeiros (CRF-PE)

Farmacêutico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE, na linha de pesquisa Território, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde. Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Farmácia (I.D.E. Cursos / Faculdade Redentor); membro do Grupo de Trabalho em Fitoterapia do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da 4ª e 6ª região; consultor em gestão e inovação do segmento de farmácias de manipulação; secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE).

Coordenadora:
Dra. Susana Salvador Cabral Gasparri (CRF-RS)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 18h
AUDITÓRIO LOCATELLI
(térreo)
Minicurso 12
Modulação de massa magra e perda de tecido adiposo - foco em suplementos
• Suplementos em drogaria: o que usar?
• Ganho de massa magra: o farmacêutico e os suplementos: o que funciona?
• Termogênese: um caminho para perda de tecido adiposo
Ministrante:
Dr. Henry Okigami (SP)

Farmacêutico, especialista em Farmácia Hospitalar, Homeopatia e Fitoterapia. Consultor em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Coordenador:
Dr. Erlandson Uchoa Lacerda (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
OUTRAS ÁREAS
14h - 18h
SALA 3
(1º andar)
Minicurso 13
Atuação do farmacêutico em homeopatia no setor público e privado
Ministrantes:
• Prescrição Farmacêutica - Relatos de experiências
Dra. Karen Denez (CRF-SC)

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com mestrado em Assistência Farmacêutica pela UFSC. Atualmente é vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC) e coordena o Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Dra. Dione Maísa Soares da Cunha (SE)

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), especialista em Homeopatia pelo Instituto Homeopático Alfredo Soares da Cunha (IHASC) e especialista em Cosmetologia pelo Instituto Racine.

É membro da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e responsável técnica pelo laboratório Irmãos Soares da Cunha, de Homeopatia.

• Acesso ao medicamento homeopático no SUS - Relatos de experiências
Dra. Lívia Maria Scheffer Kummel (CRF-RS)

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS); especialista em Imunologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS); especialista em Farmácia Homeopática/Homeopatia pela Associação Médica do Paraná (AMP); especialista em Fitoterapia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS); especialista em Fitoterapia Clínica na Christ the King School (CKS/SC); responsável técnica até o ano de 2015 e fundadora da Farmácia Homeopática do Centro de Saúde Modelo/SUS; membro do Conselho Local de Saúde Modelo e membro da Secretaria Técnica do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS); membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS); membro da comissão de Práticas Integrativas Complementares (PIC's) do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Dra. Márcia Aparecida Gutierrez (SP)

Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); especialista em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson, de Ribeirão Preto (SP). Coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Consultora em gestão da qualidade em farmácias magistrais, auditora ad hoc da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Coordenadora do curso de Prescrição Farmacêutica Segura em Homeopatia da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), de 2014 a 2016.

Dr. Rinaldo Ferreira (SC)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1986; mestre em Ciência dos Alimentos pela UFSC, em 1995, e doutor em Ciências da Vida, pela Universidade de Sevilla, em 2004. Validação do título de doutor no curso de doutorado em Química da Universidade de Brasília (UnB), em 2006. Farmacêutico da Farmácia Homeopática Visnature; vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácia do Brasil (AFPFB); presidente da Farma & Farma S.A; membro do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira. Consultor técnico ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
• Uso da homeopatia em epidemias
Dra. Amarilys Toledo César (SP)

Farmacêutica bioquímica formada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista, mestre e doutora em Saúde Pública pela USP. Proprietária de farmácia homeopática HNCristiano, desde 1984. Responsável técnica e diretora de laboratório de insumos para Homeopatia. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Comissão de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Secretária de Farmácia da Liga Médica Homeopática Internacional por 4 gestões (12 anos). Atual presidente da Associação Brasileira dos Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), desde 2013.

Coordenadora:
Dra. Karen Denez (CRF-SC)
Área: HOMEOPATIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 18h
SALA 8
(2º andar)
Minicurso 14
Protocolos eficazes para microvasos
Ministrante:
Dr. Israel Miranda Teixeira (CRF-BA)

Licenciado em Ciências Biológicas; especialista em Acupuntura; especialista em Saúde Estética; delegado honorário do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA); presidente da comissão de Estética do CRF-BA; presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética (SBFE); membro da comissão de Fitoterapia do CRF-BA; diretor técnico da clínica Odara Saúde Estética.

Coordenadora:
Dra. Sueza Abadia de Souza Oliveira (CFF)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
14h - 18h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Painel
Segurança do paciente: Prevenção de erros de medicação; Programa Nacional de segurança do paciente
Ministrantes:
Dra. Hessem Miranda Neiva (ISMP)

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1993; mestre em Epidemiologia pela UFMG, em 2005; especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013.

Atualmente é supervisora da Assistência Farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas, em Belo Horizonte (MG) e diretora administrativo/financeiro do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP/Brasil).

Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento (ISMP)

Pós-doutoranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz / Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz/CPqRR). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduada em Farmácia pela UFMG.

Atualmente atua como membro do conselho científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Atuou como professora do curso de Farmácia da UFMG (2013-2015) e da UFSJ (2010); foi farmacêutica no Hospital Risoleta Tolentino Neves (2007-2010) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entre 2006 e 2007.

Coordenador:
Dr. Gedayas Medeiros Pedro (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
15h - 18h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
Implantação de hortos oficiais de plantas medicinais para atender a Unidades Públicas em Saúde: como fazer?
Ministrantes:
Dr. Clemens Rocha Fortes (UFAL)

Graduação em Engenharia Agrônoma pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), em 1979; mestre em Produção Vegetal pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL, em 2010; doutor em Proteção Vegetal pela UFAL, em 2015; professor titular II da disciplina Botânica Aplicada à Farmácia, no Centro Universitário CESMAC, de Maceió (AL), desde 2012.

Liziane Kadini Antunes de Morais Pires (ITAIPU)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 2002, e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC, em 2005. Já atuou como professora universitária na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) dos cursos de Agronomia e Biologia e também lecionou nas Faculdades Campo Real, no curso de Administração (ênfase em Agronegócios). Atualmente está lotada como Engenheira Pleno II da Itaipu Binacional e trabalha dentro do programa Cultivando Água Boa, como gestora da Ação Incentivo à Produção e ao Consumo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná parte 3 (BP3).

Dr. Marcos Roberto Furlan (UNITAU)

Professor doutor da Universidade de Taubaté (Unitau), coordenador de curso de especialização em Fitoterapia; professor e orientador de mestrado na área de Desenvolvimento Humano; engenheiro agrônomo, participa de projetos de farmácias vivas e em projetos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); autor de artigos científicos, livros e capítulos sobre Cultivo de Plantas Medicinais e Fitoterapia.

Moderadora:
Dra. Silvia Czermanski (SES-RS)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
15h30 - 16h30
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Novas tecnologias em cosmecêutica
Ministrante:
Dr. Lucas Portilho (SP)

Farmacêutico e especialista em Cosmetologia; diretor das pós-graduações do IPUPO Educacional, HI Nutrition Educacional, e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do IPUPO; diretor da Consufarma Assessoria; atua como coordenador de desenvolvimento de produtos da Natura Cosméticos e como gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Adatina Cosméticos; possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética; é professor e coordenador dos cursos de pós-graduação MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional; coordena estágios internacionais em desenvolvimento de cosméticos na Itália, França e Mônaco; atua em desenvolvimento de formulações para o mercado brasileiro, europeu e América Latina; atuou na indústria farmacêutica, farmácias magistrais, e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria; colunista no Prospector.

Coordenadora:
Dra. Nássara Borges Mesquita Oliveira (CRF-GO)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
16h - 18h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2º andar
Oficina
Comunicação Farmacêutica
Ministrantes:
Dr. Antônio Eduardo Matoso Mendes (UFPR/PR)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Eixo Adulto Idoso - do Hospital de Clínicas da UFPR. Mestre pelo programa de pós-graduação em Medicina Interna da UFPR.

Membro do Laboratório de Avaliação de Serviços Clínicos e Evidência em Saúde (LASCES) do departamento de Farmácia da UFPR (LASCES); farmacêutico voluntário do Ambulatório de Atenção Farmacêutica (AAF HC/UFPR); e preceptor voluntário do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (PRIMAH HC/UFPR).

Também atua como docente na área de Farmácia Clínica. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR.

Dra. Márcia dos Angeles Luna Leite (UFRGS/RS)

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2008; possui especialização Lato Sensu em Homeopatia (2009); mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atua como colaboradora pós-doc na Faculdade de Farmácia da UFRGS, desenvolvendo pesquisa na área da Educação Farmacêutica. É professora de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica com experiência em metodologias ativas na Educação em Saúde.

Atua na equipe de Seguimento Farmacoterapêutico do Serviço Ambulatorial de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Atenção Farmacêutica (GPDAF-UFRGS) e presidente da Comissão Assessora de Educação do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Coordenador:
José Vílmore Silva Lopes Júnior (AFPLP)
Área: AFPLP
AFPLP
16h - 18h
SALA 6
(1º andar)
Palestra
Antimicrobianos: interação medicamentosa e orientação de uso
Ministrante:
Dr. Carlos Eduardo Pullz Araújo (USF/SP)

Professor associado Doutor da Universidade São Francisco de Bragança Paulista e Campinas (USF). Docente dos cursos de Farmácia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem da USF. Coordenador do curso de Farmácia e do Programa Lato Sensu de Pós-Graduação em Farmacologia Clínica da USF. Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva da USF. Vice coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) em Saúde Intensiva e Saúde Neonatal da USF. Avaliador institucional e de cursos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). Avaliador de cursos universitários junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP). Docente com ampla experiência em cursos de pós-graduação Lato Sensu pelo Brasil. Autor e coautor de livros na área da Farmacologia e da Atenção Farmacêutica.

Coordenadora:
Dra. Alessandra Russo de Freitas (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
16h15 - 17h30
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra
Como transformar o farmacêutico em líder e coordenador de equipes de trabalho em sua atuação profissional
Ministrante:
Dr. Salomão Georges Barros Kahwage (PA)

Profissional Farmacêutico graduado pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) e habilitado em Bioquímica pelo CESUPA; especialista em Assistência e Atenção Farmacêutica pela mesma instituição; e especialista em Vigilância Sanitária pelo Instituto Racine. Capacitado em Gestão Estratégica do Varejo Farmacêutico pela Universidade Gama Filho (UGF), do Rio de Janeiro. Capacitado em Radio Farmácia pelo Instituto Racine. Membro da Comissão de Educação Continuada do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA). Foi membro da Comissão de Assistência Farmacêutica do CRF-PA, no período de 2009 a 2014. Membro da Comissão Nacional de Farmácia Comunitária pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Diretor e sócio proprietário da Empresa Status Consultoria em Saúde. Atuou como coordenador Farmacêutico da Rede de Drogarias Extrafarma, no período de 2003 a 2011. Atuou como Farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA), de 2007 a 2011. Atuou como Farmacêutico do Hospital Jean Bitar, de 2011 a 2013. Atuou como gerente técnico-farmacêutico e executivo da rede de Drogarias Big Ben - Empresa da Companhia Brazil Pharma - no período de 2012 a 2016.

Consultor em implantação do Programa Aqui Tem Farmácia Popular e Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs). Atua como professor das disciplinas de Ética e Legislação Farmacêutica, Gestão Farmacêutica, Vigilância Sanitária, Radiofarmácia e Estagio Supervisionado I e VI em Farmácias e Drogarias da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

Atuou como professor de Farmacologia no CESUPA, no período 2010 a 2012. Atuou como professor das disciplinas Ética e Legislação Farmacêutica e Gestão e Administração Farmacêutica na Escola Superior da Amazônia (ESAmaz). Coordenou o curso de especialização em Atenção Farmacêutica do CESUPA, entre 2005 e 2007, e de Gestão do Varejo Farmacêutico na Universidade Gama Filho (UGF), de 2009 a 2010. Coordenou o curso de especialização em Atenção Farmacêutica e Gestão Estratégicas em Farmácias e Drogarias do Instituto RACINE, em Belém (PA), no período de 2012 a 2015.

Agraciado com o título de Farmacêutico Destaque Nacional, concedido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), em 2013. Agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em 2016. Realizou palestras nos maiores congressos de Farmácias sobre Implantação de Gestão de Benefício de Medicamentos. Responsável pela implantação do Programa Aqui Tem Farmácia Popular em mais de 300 drogarias dos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Paraíba. Atua como executivo e consultor no Mercado Farmacêutico.

Coordenador:
Dr. Dennis Armando Bertolini (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h45 - 18h
SALÃO DA VINCI
Palestra
Peeling no cenário farmacêutico
Ministrante:
Dr. Sandro Germano (CRF-PR)

Farmacêutico e Bioquímico, mestre em Bioquímica, doutor em Processos Biotecnológicos, pós-doutor em Biotecnologia, pós-doutor em Medicina Estética, pós-doutor em Citologia Clínica. Fez estágio de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Membro efetivo da Comissão de Estética e Saúde do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR); professor adjunto de Citologia Clínica e coordenador do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR); coordenador do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); coordenador do curso de pós-graduação MBA em Estética Clínica Avançada e Cosmetologia pela UTP.

Coordenador:
Dr. Higor Guerim (CRF-PR)
Área: ESTÉTICA
OUTRAS ÁREAS
17h - 18h
SALA 4
(1º andar)
Palestra
Farmácia Homeopática como estabelecimento de saúde e proposta de protocolo na prescrição farmacêutica
Ministrantes:
Dra. Virgínia Teresa Cegalla (SP)

Farmacêutica Bioquímica, especialista em Alimentos, formada pela Universidade de São Paulo (USP), em 1985; atuou em Controle de Qualidade e Implantação de Sistemas de Qualidade em Indústria de Bebidas por mais de 20 anos. Tem especialização em Homeopatia na Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), em 2006. Atualmente trabalha na H&N Homeopatia e Produtos Naturais, na área de Garantia da Qualidade.

Dra. Márcia de Cássia Silvia Borges (SP)

Farmacêutica formada na Universidade de Alfenas (UNIFAL-MG); especialista em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson, de Ribeirão Preto (SP). Coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP); membro do Grupo de Trabalho sobre Homeopatia do Conselho Federal de Farmácia (CFF); consultora em Gestão da Qualidade em farmácias magistrais; auditora ad hoc da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag); coordenadora do curso de Prescrição Farmacêutica Segura em Homeopatia da Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH), de 2014 a 2016.

Coordenador:
Dr. Renato Vianna (CRF-RS)
Área: HOMEOPATIA
AFPLP
17h30 - 18h30
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra
Formação do farmacêutico para a atuação clínica
Ministrantes:
Farmácia hospitalar
Dr. Mauro Silveira de Castro (UFRGS/RS)

Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); máster em Atenção Farmacêutica pela Universidade de Granada (UGR); mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); doutor em Medicina: Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor da faculdade de Farmácia da UFRGS; coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Atenção Farmacêutica; coordenador do curso Farmacêuticos na AB/APS: trabalhando em rede.

Farmácia comunitária
Dra. Angelita Cristine de Melo (UFSJ/MG)

Graduada em Farmácia e Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG e doutora em Saúde Pública - concentração Epidemiologia - pela Faculdade de Medicina da UFMG.

É docente da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), na área de Farmácia Clínica, e consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na área Clínica. Atua nas áreas de Farmácia Clínica, Saúde Coletiva com ênfase em Farmacoepidemiologia e Farmacologia Aplicada.

Coordenador:
Dr. Paulo Roberto Boff (CFF)
Área: AFPLP
10/11 (Quinta-feira)
AFPLP FITOTERAPIA NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS OUTRAS AS ÁREAS
Matutino
AFPLP
8h - 12h
SALA 6
(1º andar)
Minicurso 15
Conciliação de medicamentos
Ministrante:
Dr. Antônio Eduardo Matoso Mendes (UFPR/PR)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Eixo Adulto Idoso - do Hospital de Clínicas da UFPR. Mestre pelo programa de pós-graduação em Medicina Interna da UFPR.

Membro do Laboratório de Avaliação de Serviços Clínicos e Evidência em Saúde (LASCES) do departamento de Farmácia da UFPR (LASCES); farmacêutico voluntário do Ambulatório de Atenção Farmacêutica (AAF HC/UFPR); e preceptor voluntário do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar (PRIMAH HC/UFPR).

Também atua como docente na área de Farmácia Clínica. Atualmente é doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR.

Coordenador:
Dr. Rogério Hoeffler (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
8h - 12h
SALA 2
(1º andar)
Minicurso 16
Implantação do consultório farmacêutico na farmácia comunitária: aspectos regulatórios e técnicos
Ministrante:
Dr. Cassyano Januário Correr (UFPR/PR)

Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Medicina Interna. É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultor nas áreas de Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos.

Coordenador:
Dr. Roberto Canquerini (CRF-RS)
Área: AFPLP
AFPLP
8h - 12h
SALA 5
(1º andar)
Minicurso prático 17
Oficina de habilidades para serviços farmacêuticos
Ministrantes:
• Revisão da farmacoterapia
Dra. Thais Telles de Souza (UFPR/PR)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2010; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013. Atualmente é consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), apoiadora em Cuidado Farmacêutico do Departamento de Assistência farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS); doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo atividades nas áreas de Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica, Serviços Farmacêuticos Clínicos e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

• Registros de Serviços Clínicos
Dr. Leonel Augusto Morais Almeida (CRF-RS)

Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2007; pós-graduado em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ).

Idealizador do aplicativo Portal Farmacêutico (SOAP). Presidente da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS). Vencedor do Prêmio Lamb, no segmento Drogarias, em 2015. Integrante do GT para proposta de atualização da RDC 44/09, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da prefeitura municipal de porto Alegre (RS). Integrante e palestrante do projeto Excelência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC).

Coordenador:
Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas (CRF-RS)
Área: AFPLP
OUTRAS ÁREAS
8h - 18h
SALA 1
(1º andar)
Reunião
Reunião comitê temático de homeopatia da Farmacopeia Brasileira
Área: HOMEOPATIA
AFPLP
8h30 - 10h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra
Saúde baseada em evidências como suporte para a prática clínica
Ministrante:
Dr. Marcus Tolentino Silva (UFAM/AM)

Farmacêutico com habilitação em Farmácia-Bioquímica pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub); especialista em Epidemiologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB); mestre em Efetividade em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha como professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade de Sorocaba (Uniso). Atua na área de Epidemiologia com ênfase em Inquéritos Populacionais, Revisões Sistemáticas, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Segurança do Paciente.

Coordenador:
Dr. Alex Sandro Rodrigues Baiense (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
8h30 - 10h45
SALA 7
(1º andar)
Palestra
Gestão e Marketing aplicados ao varejo farmacêutico
Ministrante:
Dr. João Pedro Correia de Paiva Matos (Portugal)

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra (UC); pós-graduado em Gestão de Marketing Farmacêutico pelo Lisbon School of Economics & Management e Instituto para o Desenvolvimento e Estudos Económicos, Financeiros e Empresariais (ISEG/IDEFE), da Universidade de Lisboa; máster em Direção de Marketing e Gestão Comercial pela Faculdade Internacional ESIC - Business e Marketing School, de Madrid (Espanha).

Coordenador:
Dr. Luis Cláudio Mapurunga da Frota (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h - 12h
SALA 4
(1º andar)
Mesa-Redonda
Marco regulatório em nutracêuticos
Ministrantes:
Dr. Pedro Eduardo Menegasso (CRF-SP)

Farmacêutico Bioquímico - Modalidade Fármacos e Medicamentos - graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campos de Araraquara, em 1989. Entre as atividades exercidas em entidades farmacêuticas, foi presidente e conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), nas gestões de 2012 a 2013, 2014 a 2015, e 2016 a 2017. Foi diretor-tesoureiro e conselheiro do CRF-SP, nas gestões de 2006 a 2007, 2008 a 2009 e 2010 a 2011. Foi coordenador da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, entre 2001 e 2003, e de 2004 a 2005. Foi diretor secretário-geral e conselheiro do CRF-SP, de 1993 a 1996. Atualmente, é profissional de Comunicação, Marketing, Estratégia e Colocação Comercial de Produtos.

Dr. Wander Rabêlo (Anfarmag)

Advogado formado pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), na área de atuação: Direito Regulatório Sanitário.

Dr. Henry Okigami (SP)

Farmacêutico, especialista em Farmácia Hospitalar, Homeopatia e Fitoterapia. Consultor em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros (CRF-PE)

Farmacêutico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE, na linha de pesquisa Território, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde. Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Farmácia (I.D.E. Cursos / Faculdade Redentor); membro do Grupo de Trabalho em Fitoterapia do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da 4ª e 6ª região; consultor em gestão e inovação do segmento de farmácias de manipulação; secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE).

Moderadora:
Dra. Priscila Dejuste (CRF-SP)
Área: NUTRACÊUTICOS
AFPLP
9h - 12h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Experiências Exitosas
Atuação clínica do farmacêutico em farmácia hospitalar
Ministrantes:
Dra. Andreia Ramos Lira (UFMG/MG)

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Farmácia Hospitalar pelas Faculdades Oswaldo Cruz e especialista em Farmácia Clínica pela Faculdade Albert Einstein (FALBE).

Atuou por 16 anos em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica com ênfase nas áreas de Terapia Intensiva e Transplantes de Órgãos Sólidos. Atualmente, é responsável pelo serviço de Farmácia Clínica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP).

Dra. Maria Auxiliadora Parreira Martins (Hospital das Clínicas SP)

Professora adjunta do departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Farmácia, especialização em Saúde Pública, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFMG e título de especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH). É doutora em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical, pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica na Erasmus University Medical Centre em Rotterdam (Holanda), e pós-doutorado na Boston University (BU), nos Estados Unidos. Atualmente, coordena o projeto de extensão "Cuidado Farmacêutico a Cardiopatas Chagásicos e Não Chagásicos Atendidos em Clínica de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG". Atua como docente nas áreas de Farmácia Hospitalar e Farmacologia Clínica, coordenando projetos de pesquisa sobre terapia anticoagulante e segurança na utilização de medicamentos em terapia intensiva.

Dra. Marinei Campos Ricieri (Hospital Pequeno Príncipe/PR)

Farmacêutica Clínica do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR); mestre pelo Programa de Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP); especialista pela modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente pela FPP; gerente de Risco do Hospital Pequeno Príncipe; especialista líder do Núcleo de Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe; membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Paraná (CRF/PR); avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Coordenador:
Dr. Josué Schostack (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
9h - 12h
SALA 8
(2º andar)
Minicurso 18
Farmácia clínica na farmácia magistral
Ministrante:
Dr. Carlos Maurício Gonçalves Barbosa (Portugal)

É Licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmácia, com especialização em Tecnologia Farmacêutica. Cursou pós-graduações no Massachusetts Institute of Technology (EUA) e na Universidade de Barcelona e concluiu o programa "Liderazgo y Farmacia" da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, além do "Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde", da Escola de Direção e Negócios AESE Business School, de Lisboa.

É professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), no mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, no mestrado em Tecnologia Farmacêutica e no mestrado em Química Farmacêutica, nas áreas da Tecnologia Farmacêutica, Bio-Galénica, Nanotecnologia, Farmácia Magistral, Dermofarmácia e Cosmética, Dispositivos Médicos e Políticas e Sistemas de Saúde.

É Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho Nacional de Educação. Foi bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal durante dois mandatos, entre novembro de 2009 e fevereiro de 2016. Criou, em 1997, o primeiro curso de Farmácia de Moçambique, do qual foi coordenador e professor visitante até 2007. Entre outras distinções que tem recebido, destaca-se o Prémio Almofariz "Figura do Ano", recebido em 2010, em Portugal; e a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, recebida em 2016, no Brasil, pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Coordenadora:
Dra. Lérida Maria dos Santos Vieira (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
9h - 12h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2º andar)
Mesa-Redonda
Prescrição multidisciplinar de fitoterápicos
Ministrantes:
ABIFIT
Dr. Alexsandros Spyros Botsaris

Vice-presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFit); chefe da Clínica da Dor do Hospital do Andaraí (RJ); professor do curso de Fitoterapia da ABFit.

CFF
Dr. José Luis Miranda Maldonado

Farmacêutico Industrial Bioquímico formado pela Universidad Real y Pontifícia de San Francisco Xavier de Chuquisaca Universidad de San Simon - Homologação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Ensino Superior Latino Americano (IESLA) da Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) de Buenos Aires – Argentina.

Foi funcionário da Fundação Para o Remédio Popular (FURP) de 1990 a 1993; funcionário da Thompson/Sodetec - Ministério da Saúde em Angola, de 1993 a 1996; membro do PNIFF/SVS/MS, de 1996 a 1997.

Assessor Parlamentar na CPI dos Medicamentos; integrante da Comissão da ANVISA, Lei 9.787 (genéricos); professor de Deontologia Farmacêutica da Faculdade Objetivo, de 2000 a 2002; membro da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde; membro da Comissão Permanente da Farmacopeia Brasileira.

É Assessor Técnico Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (CFF) desde 1997; coordenador Técnico Científico do CFF; e vice-presidente da FEPAFAR. USP – U.S. Pharmacopeial Convention Delegate 2015.

CFN
Dr. Antônio Augusto Fonseca Garcia

Em breve...

CRO/RS
Dr. Cristiano Messina Pereira da Silva

Formado pela Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 2001; especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em 2004; especialista em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACS/SP), em 2009.

Moderadora:
Dra. Maria Angélica Fiut (ABFIT)
Área: FITOTERAPIA
FITOTERAPIA
9h30 - 11h30
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Palestra Internacional
Fitoterapia clínica na Argentina
Ministrante:
Dr. Fernando Oscar Esteves Castilho (Argentina)

Farmacêutico formado pela faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor do curso de pós-graduação em Farmácia Homeopática da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires. Diretor técnico e gerente da farmácia Botica Verde. Foi professor titular de Homeopatia na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Maimónides. Autor do capítulo "Homeopatia Farmacêutica", do livro "Reengenharia da Prática Farmacêutica" 2° Ed. 2005. Coautor do Manual Nacional de Normas Técnicas para a Elaboração do Medicamento Homeopático, 1ª Edição, da Câmara Argentina de Farmácias Homeopáticas (2000).

Professor convidado para lecionar cursos, seminários, conferências e jornadas de Farmacotécnica Homeopática e Fitomedicamentos, na Argentina (Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Católica de Córdoba, Universidade Juan A. Maza, Universidade Nacional de Tucumán, Universidade Nacional da Patagônia, Universidade Nacional do Sul, Universidade Nacional de Missiones, Universidade Nacional de La Plata); no Brasil (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas); no Chile (Instituto de Saúde Pública); em Cuba (Universidade Nacional Mayor San Marcos e Instituto de Saúde Pública); no Uruguai (Universidade da República Oriental do Uruguai); e na Venezuela (Escola Médica Homeopática da Venezuela e Ministério do Poder Popular para a Saúde). Autor de numerosos trabalhos sobre Homeopatia em Congressos Nacionais e Internacionais.

Moderadora:
Dra. Margarete Akemi Kishi (CFF)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h30 - 11h30
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Orientação Farmacêutica na dispensação de dermocosméticos
Ministrante:
Dra. Halika Groke (SP)

Farmacêutica Esteta; presidente e fundadora da Associação Brasileira de Farmácia Estética (ABFE); vice coordenadora da Comissão de Farmácia Estética do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP); coordenadora e professora da pós-graduação em Farmácia Estética do IPUPO; farmacêutica responsável e proprietária da Belladona Pharmacia de Manipulação, desde 1993.

Coordenadora:
Dra. Marisol Domingues Muro (CRF-PR)
Área: ESTÉTICA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
9h30 - 11h30
SALA 3
(1º andar)
Palestra
Ferramentas de coaching para farmacêuticos estetas
Ministrante:
Dr. Alan Fernandes Izolani (CRF-RJ)

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Severino Sombra (USS), especialista em Farmácia Magistral pela USS e especialista em Cosmetologia Clínica pelo IPUPO Educacional. É membro do Grupo de Trabalho de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia (CFF), coordenador da Câmara Técnica de Farmácia Estética do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ), sócio proprietário da clínica de estética Studio I e sócio fundador e diretor acadêmico do Instituto Izolani de Pesquisa e Educação (INIPE). É palestrante e docente em cursos de pós-graduação, nas áreas de estética e cosmetologia.

Coordenador:
Dr. Israel Teixeira (CRF-BA)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
10h30 - 12h30
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Palestra
Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia - PROFAR/CFF
Ministrante:
Dr. Wellington Barros da Silva (UFS/SE)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), desde 1994; mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1999; e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2009.

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), docente no curso de graduação em Farmácia, tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coordenador do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família.

Orienta trabalhos de investigação no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFS. Entre as áreas de interesse, incluem a Farmácia Social (com ênfase nos processos de medicalização e medicamentalização da saúde), Educação Farmacêutica, trabalhos de colaboração interprofissional em Saúde e modelos de organização de serviços e cuidados farmacêuticos.

Atua ainda como consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) na área Clínica.

Coordenadora:
Dra. Pâmela Alejandra Saavedra (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
11h - 12h
SALA 7
(1º andar)
Workshop - Vitamed
Suplementação e qualidade de vida para pacientes polimedicados
Influência hormonal na beleza feminina
Ministrante:
Dra. Adriana Juliani (Vitamed)

Graduação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), pós-graduação em Microbiologia pela Faculdade Osvaldo Cruz. Assessora técnica da linha Confirme de Auto testes. Experiência em assessoria e treinamento de equipes de vendas e usuários de produtos diagnósticos clínicos e industriais.

Coordenador:
Dr. Carlos Eduardo Pullz Araújo (SP)
Área: NUTRACÊUTICOS
Vespertino
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Procedimentos invasivos não cirúrgicos
Ministrante:
Dra. Janaíne Michelli Chassot (CRF-RS)

Farmacêutica com habilitação em Indústria pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); pós-graduada em Farmácia Estética pelo Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA-RJ); com capacitação e expertise em Indução Percutânea de Colágeno/Microagulhamento; atualização em tratamentos estéticos corporais; peelings químicos e enzimáticos, magistrais e industriais; atualização em Luz Intensa Pulsada; curso de Toxina Botulínica e Preenchimento Oro labial e Peri oral avançado; docente de pós-graduação em Farmácia Estética e Biomedicina Estética; docente no Derma Cursos; proprietária e responsável técnica pela clínica Dermatus Estética Especializada.

Coordenadora:
Dra. Vanilda Oliveira Aguiar (CFF)
Área: ESTÉTICA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 15h30
SALA 3
(1º andar)
Palestra
Como atuar com cosméticos na avaliação, na prática e nos serviços e ser relevante na vida do cliente
Ministrante:
Dra. Sheila Martins Ferreira Gonçalves (SP)

Graduada em Farmácia pelas Faculdades Oswaldo Cruz (FOC); pós-graduada no setor de Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo (UNIRADIAL). É Esteticista, Terapeuta Metafísica Bioenergética, Personal Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e Practitioner em Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL).

Possui mais de 25 anos de experiência em cosméticos, atuando como farmacêutica responsável e sócia-diretora da Medicatriz Democosméticos. Atuou como docente no Instituto Racine, no SENAC-SP, no Instituto IBECO e nas Faculdades Oswaldo Cruz (FCO). Apresentou o programa "Pele Mais Bonita" na TV Aberta de São Paulo. Colaborou com os livros Cosmetologia Aplicada a Dermoestética, Ativos Dermatológicos e a série Curso de Estética.

Presta consultoria em diversos meios de comunicação como revistas, programas de rádio e TV e sites especializados em Beleza e Saúde. Participou do seminário Empretec: fortaleça suas habilidades como empreendedor, promovido pelo SEBRAE, em parceria com a Organização da Nações Unidas (ONU). Participou do curso de Análise Transacional 101 com certificação da União Nacional dos Analistas Transacionais (UNAT-Brasil). Indicada pelo SEBRAE-SP como "Destaque Empresarial da Zona Sul de São Paulo", prêmio concedido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2012, sendo considerada um dos 10 líderes empresarias que fazem a diferença na cidade de São Paulo.

Coordenadora:
Dra. Gladys Marques
Área: ESTÉTICA
AFPLP
14h - 15h30
SALA 4
(1º andar)
Palestra
Projeto de controle de qualidade laboratorial para países de língua portuguesa
Ministrante:
Dra. Lenira da Silva Costa (CFF)

Farmacêutica Bioquímica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); especialista em Análises Clínicas pela UFRN e pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); auditora de Qualidade em laboratórios clínicos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela SBAC; Farmacêutica Bioquímica do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

É membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e eleita secretária-geral da SBAC para o biênio 2017/2018; e vice-presidente da SBAC Rio Grande do Norte. Conselheira federal de Farmácia, com mandato de 2016 a 2019; coordenadora do Grupo Técnico de Análises Clínicas do Conselho Federal de Farmácia (CFF); representante do CFF na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Confederação Nacional de Saúde (CNS) e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Coordenadora:
Dra. Alzira Aquino (CRF-RS)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 15h30
SALA 5
(1º andar)
Palestra
O Farmacêutico na cessação tabágica
Ministrante:
Dra. Wálleri Christini Torelli Reis (UFPR)

Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); fez residência em Atenção Hospitalar na área de concentração Cardiovascular pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR; doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR; desenvolve projetos na área de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; atualmente desempenha atividades de preceptoria no Ambulatório de Atenção Farmacêutica do Hospital das Clínicas da UFPR; coordena a pós-graduação em Farmácia Clínica Hospitalar pelo Instituto de Capacitação e Especialização Equilibra; é consultora do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Coordenadora:
Dra. Pâmela Alejandra Saavedra (CFF)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 15h45
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda
Marco regulatório das novas atribuições dos farmacêuticos; A reformulação da RDC/Anvisa nº 44/2009; O pagamento dos serviços; Protocolos para a execução do acompanhamento e a prescrição farmacêutica; Solicitação de exames e outras atividades
Ministrantes:
Dr. Cassyano Januário Correr (Abrafarma)

Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutor em Medicina Interna. É professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultor nas áreas de Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos.

Dr. André Oliveira Rezende de Souza (GGTES/Anvisa)

Em breve...

Dr. Walter da Silva Jorge João (CFF)

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala.

Foi professor, por 23 anos, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF), vice-presidente da Federação Farmacêutica Sul Americana (Fefas) e presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar).

Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF-PA), foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF.

À frente do CFF, onde ocupa a Presidência pelo terceiro mandato, liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética e na perfusão sanguínea, dentre outras.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, mudando, assim, as faces do farmacêutico e da Farmácia, no Brasil, com a aprovação da Lei 13.021/14.

Finalmente, em 2016, conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI.

Moderador:
Dr. Arnaldo Zubioli (CRF-PR)
Área: AFPLP
AFPLP
14h - 15h45
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Palestra
Desafios e perspectivas das doenças negligenciadas
Ministrante:
Dra. Magna Suzana (UFAL)

Farmacêutica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em Produtos Naturais ou Sintéticos Bioativos no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba (LTFUFPB); doutora em Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes; pós-doc em Química Medicinal pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); pós-doc em Imunoparasitologia pela UFRJ, Instituto de Biofísica.

Professora Associada da UFAL, coordenou o Programa de Pós (mestrado e doutorado) das Ciências da Saúde. Credenciada nos programas de pós das Ciências Farmacêuticas e RENOIRBIO da UFAL, onde orientou mestres e doutores. Coordena inúmeros projetos de pesquisa e publicou dezenas de artigos nas áreas de Doenças Parasitárias (leishmaniose), inflamação de dor. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq.

Coordenadora:
Dra. Eliane Campesatto (CFF)
Área: AFPLP
FITOTERAPIA
14h - 16h
SALA 7
(1º andar)
Painel
Experiências exitosas em assistência farmacêutica com a utilização de plantas medicinais e/ou fitoterápicos
Ministrantes:
Dra. Elenir Langner Neri Rudek (PR)

Economista, farmacêutica desde 2001, com especialização em Farmacologia Clínica, mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica. Responsável técnica pela farmácia de manipulação do município de Toledo (PR); coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) em Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Experiência profissional: sócia proprietária da rede Farma Santo Antônio, com manipulação no período de 1998 a 2009; indústria Pratti Donaduzzi; supervisora de estágio na Universidade Paranaense (UNIPAR); e responsável técnica pela Farmácia Escola do município de Toledo (PR).

Dr. Alexsandro Spyros Botsari (PR)

Vice-presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFit); chefe da Clínica da Dor do Hospital do Andaraí (RJ); professor do curso de Fitoterapia da ABFit.

Coordenadora:
Dra. Carmem Iris Tolentino (SBFFC)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 17h
AUDITÓRIO VISCONTI
(2º andar)
Painel
Experiências exitosas em nutracêuticos
Ministrantes:
• Atletas de MMA
Dr. Rodrigo Abdala (RJ)

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em manipulação magistral alopática, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Diretor comercial e responsável pelo programa de atletas de alto rendimento da Analítica Farmácia de Manipulação.

• Nutrição Enteral e Parenteral
Dra. Eliete Bachrany Pinheiro (SP)

Após formação acadêmica em 2009, iniciou o trabalho de Atenção Farmacêutica com 80 pacientes, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos durante oito meses. Os resultados foram positivos pelo acompanhamento farmacêutico, trabalhando com a necessidade do paciente. Outros serviços começaram a ser disponibilizados, como a venda de produtos cirúrgicos e ortopédicos, suplementos alimentares e, finalmente, a introdução da Farmácia Clínica em drogarias, com dietas enterais e orientação de alta hospitalar, o que tornou o serviço humanizado.

Concluiu especialização em Farmácia Clínica pelo IPOG. O projeto recebeu convites para divulgação e incentivo a outros profissionais, resultando na participação, como palestrante, em congressos, simpósios, webinar (webconferência), entrevistas a rádios e revistas, e até mesmo a preparação de profissionais ao mercado de trabalho, projeto novo desenvolvido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Grupo CIMED. Na área de educação desenvolveu um serviço de produtora de conteúdo e tutora de curso de pós-graduação (EaD), pela Universidade Estácio de Sá.

• Celíacos e Nutrição Esportiva
Dr. Luiz Fernando Moreira (SP)

Farmacêutico Bioquímico com especialização em Gestão em Saúde e em Ortomolecular; mestrando em Ciências da Saúde; coordenador do curso de Nutrição Esportiva da HI NUTRITION; professor na pós-graduação em Ortomolecular e Nutrição Clínica da HI NUTRITION; professor na pós-graduação de Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica do IPUPO; professor da pós-graduação em Análises Clínicas da Universidade São Francisco (USF); professor do curso de Farmácia da USF e Padre Anchieta; farmacêutico Bioquímico da equipe Saikoo Jiu Jitsu e MMA.

Dra. Hellen Dea Barros Maluly (SP)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz (2002), especialização em Toxicologia Analítica pelo Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), em 2004, mestrado em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em 2005, e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em 2011. Também é consultora técnica para Aditivos e Ingredientes Alimentares; professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Segurança e Qualidade de Alimentos das Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, com ênfase em Aditivos e Ingredientes Alimentares, tanto no âmbito da segurança como na sua aplicação.

Coordenadora:
Dra. Priscila Dejuste (CFF)
Área: NUTRACÊUTICOS
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
14h - 17h
AUDITÓRIO LOCATELLI
(térreo)
Minicurso 19
Agulhamento estético para combate de gordura localizada e celulite
Ministrante:
Dr. Rafael de Castro Ferreira (CRF-SP)

Farmacêutico Industrial, com MBA em Marketing pela Universidade Nove de Julho (Uninove), e MBA em Cosmetologia no IPUPO Educacional; tem especialização em Estética no Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética; é especializado em Cosméticos Green na B&T da Itália; mestre em Ciências da Saúde e doutor em Medicina Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC); pesquisador convidado das empresas DMC, Fismatek, HTM e Mezzodermocosméticos. Apresentador do Programa Descomplique Estética no YouTube.

Coordenadora:
Dra. Janaíne Michelli Chassot (CRF-RS)
Área: ESTÉTICA
FITOTERAPIA
14h - 18h
AUDITÓRIO PORTINARI
(2º andar)
Mesa-Redonda
INDÚSTRIA:
Ministrantes:
1. O farmacêutico e sua atuação no controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos
Dra. Laerte Dall'Agnol (DALL SOLUÇÕES)

Farmacêutica Bioquímica Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); especialista em Produtos Naturais pela UFPR; pós-graduada em Gestão da Qualidade pela UFPR; pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA em Indústria pela Universidade da Indústria (UNINDUS); sócia-proprietária da empresa DALL Soluções Analíticas e Empresariais. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Controle de Qualidade de Fitoterápicos.

2. O farmacêutico e sua atuação na produção de medicamentos fitoterápicos
Dr. Rômulo Dragani Reis (ACHÉ)

Farmacêutico formado pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos do Instituto de Ciência e Tecnologia em Química (ICTQ); mestre em Ciências Farmacêuticas com foco em Fitoquímica e Farmacologia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban).

Possui experiência em Controle de Qualidade Físico-Químico, Microbiológico de Ativos Sintéticos e Fitoterápicos; atualmente é pesquisador de novos medicamentos, com ênfase em produtos naturais; faz prospecção e concepção de projetos que contemplem produtos naturais; realiza estudos in vitro, in vivo de eficácia e segurança em diferentes modelos de patologia, desenvolvimento produtivo e otimização de ativos de origem natural.

3. O farmacêutico e sua atuação na produção e controle de qualidade em indústria de insumos fitoterápicos
Dra. Juliana Pinheiro de Melo (CENTROFLORA)

Farmacêutica industrial pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Há nove anos trabalha com Controle de Qualidade em indústria de insumos Fitoterápicos. Tem experiência com qualificação de fornecedores, controle de qualidade, implantação de ERP e mapeamento de processos e responsabilidade técnica. Docente do curso técnico em Farmácia no SENAC Botucatu (SP).

Moderador:
Dr. Ezequiel Paulo Viriato (CFF)
Área: FITOTERAPIA
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
15h30 - 16h30
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Painel
Experiências exitosas
Ministrantes:
1. Sucesso clínico em disfunções metabólicas e controle de peso
Dr. Israel Miranda Teixeira (CRF-BA)

Licenciado em Ciências Biológicas; especialista em Acupuntura; especialista em Saúde Estética; delegado honorário do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA); presidente da comissão de Estética do CRF-BA; presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética (SBFE); membro da comissão de Fitoterapia do CRF-BA; diretor técnico da clínica Odara Saúde Estética.

2. Sucesso de empreendedorismo na estética
Dr. Higor Guerim (CRF-PR)

Farmacêutico formado pela Universidade Positivo do Paraná (UP), especialista em Genética Humana pela Pontifícia Universidade católica do Paraná (PUC-PR), mestre em Patologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atua na área de Estética há seis anos e participou da elaboração das duas resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para a Farmácia Estética.

Coordenador:
Dr. Alan Fernandes Izolani (CRF-RJ)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
16h - 18h
SALA 5
(1º andar)
Palestra
Instrumentos e ferramentas para melhoria da adesão
Ministrantes:
Dr. Rodrigo Silveira Pinto (CRF-RS)

Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); possui pós-graduação e Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica da UFRGS; atua na coordenação e docência do curso Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde (APS), da UFRGS: Trabalhando em Rede; realiza acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos de difícil controle no ambulatório de cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Dra. Agnes Gossenheimer (CRF-RS)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2010; tem mestrado acadêmico em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2013). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS, bolsista CNPQ.

Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Adesão ao Tratamento, Atenção Farmacêutica, Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias, Farmácia Clínica, Avaliações de Tecnologias da Saúde, Educação Farmacêutica e Educação a Distância.

Foi presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS), gestão 2014-2015. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica e é membro da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Federal de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

Coordenadora:
Dra. Alzira Aquino (CRF-RS)
Área: AFPLP
AFPLP
16h - 18h
AUDITÓRIO REMBRANDT
(térreo)
Palestra
Aspectos farmacoeconômicos relacionados ao uso racional de medicamentos
Ministrante:
Dr. Gabriel Rodrigues Martins de Freitas (CRF-RS)

Doutorando em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2013). Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Adesão ao Tratamento, Papel do farmacêutico no cuidado ao paciente com doenças crônicas, Farmácia Clínica, Farmacoeconomia e Educação Farmacêutica.

Participa do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Atenção Farmacêutica (GPDAF), é presidente da Comissão de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Sul (CRF-RS) e vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS). É, ainda, consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Coordenador:
Dr. Altamiro José dos Santos (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h - 18h
SALA 2
(1º andar)
Palestra
Dispensação e orientação farmacêutica de suplementos nutricionais para promoção da qualidade de vida
Ministrante:
Dr. Eduardo Aranovich de Abreu (Anfarmag/RS)

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuante no mercado magistral desde 2001. Professor de pós-graduação em Farmácia; consultor técnico de Farmacologia e Suplementos de Saúde; coordenador do Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral (SINAMM) do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2011; presidente reeleito da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), regional Rio Grande do Sul, nas gestões 2011-2013 e 2013-2015; vice-presidente da Anfarmag-RS, gestão 2016-2017; diretor de Whatever do Clube da Serotonina; diretor geral da Fitonfarma – Farmácia de Manipulação; ganhador do Prêmio Sérgio Lamb 2016, pelo Conselho Federal de Farmácia do Rio grande do Sul (CRF/RS), na categoria Magistral.

Coordenador:
Dr. José Vílmore da Silva Lopes Júnior (AFPLP)
Área: NUTRACÊUTICOS
AFPLP
16h - 18h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Mesa-Redonda
A organização do sistema de saúde, o acesso ao medicamento, a produção, a distribuição e a dispensação de medicamentos em países de língua portuguesa
Ministrantes:
Farmácia Hospitalar - Angola
Antônio Pedro Cutala Zangulo

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidad Central de las Villas (UCLV), de Cuba; mestre em Gestão de Saúde pela Universidade Privada de Angola (UPRA). É docente universitário desde 2002.

Foi Chefe do Departamento Técnico e de Produção de Medicamentos da Angomédica - Fabrica Regional de Benguela - de Angola. É vice-presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA) e chefe de serviço farmacêutico do Hospital do Prenda, em Luanda (Angola).

Sistema Único de Saúde - Brasil
Dra. Lorena Baía Oliveira Alencar

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Objetivo; especialista em Saúde da Família e em Assistência Farmacêutica na Atuação Básica, ambas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Servidora da Prefeitura Municipal de Goiânia (GO), desde 1999; auditora da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, desde 2013. Membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2014.

Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, vice-presidente do Conselho regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO). Representa o Conselho Federal de Farmácia (CFF) no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) e no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Farmácia Comunitária - Cabo Verde
Dra. Ester Gonçalves

Possui licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Jean-Piaget de Cabo Verde, Praia (Cabo Verde). É secretária do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde e da Ordem dos Farmacêuticos De Cabo Verde, Praia (Cabo Verde); membro da Comissão Nacional de Medicamentos; responsável do Setor de Farmácia do Ministério de Saúde - Direção Geral de Farmácia, Praia (Cabo Verde); farmacêutica do Ministério de Saúde - Direção Geral de Farmácia, Praia (Cabo Verde); foi farmacêutica adjunta da Farmácia Moderna, Praia (Cabo Verde), de 2010 a 2011.

Indústria Farmacêutica - Portugal
Dr. Helder Mota Filipe

Licenciado em Ciências Farmacêuticas e doutor em Farmacologia. Professor associado de Farmacologia e Farmacoterapia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (UL); vice-presidente, de 2005 a 2015, e presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), IP. (2015-2016).

Membro do Conselho Diretivo do Infarmed, desde 2016, e responsável pelo Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da UL; membro do Conselho de Administração da Agência Europeia do Medicamento (EMA) (2012-2015); membro da HTA Network (Comissão Europeia); membro do Comité Farmacêutico (Comissão Europeia). Perito da Agência Europeia do Medicamento (EMA). Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (INFARMED, I.P.) (1996-2013). Especialista em Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos.

Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2005). Membro do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP, EMA, Londres), de 2011 a 2012; responsável pela orientação de seis teses de doutoramento e mais de uma dezena de teses de mestrado nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental e da Ciência Regulamentar.

Autor de mais de uma centena de publicações em revistas científicas internacionais com arbitragem científica nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental, da Utilização de Medicamentos e da Ciência Regulamentar; e de mais de 300 comunicações a reuniões científicas nas áreas da Farmacologia, da Medicina Experimental e da Ciências Regulamentares.

Distribuição Farmacêutica - Moçambique
Dra. Tânia Sitoie

Em breve...

Moderadora:
Dra. Rossana Freitas Spiguel (CFF)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
16h15 - 18h
SALA 7
(1º andar)
Palestra
Estética capilar e tricologia
Ministrante:
Dr. Tiago Tomaz da Rosa (PR)

Farmacêutico; possui especializações em Ortomolecular e Nutragenômicos; especialista em Estética; Nutricionista.

Coordenadora:
Dra. Nássara Borges Mesquita Oliveira (CRF-GO)
Área: ESTÉTICA
AFPLP
16h30 - 18h
SALA 6
(1º andar)
Palestra
O impacto econômico dos serviços farmacêuticos nas farmácias de Portugal
Ministrante:
Dra. Maria da Luz Sequeira (ANF-Portugal)

Em breve...

Coordenador:
Dr. Roberto Canquerini (RS)
Área: AFPLP
NUTRACÊUTICOS E ESTÉTICA
17h - 18h
SALÃO DA VINCI
(térreo)
Palestra
Fototerapia estética
Ministrante:
Dr. Ismael Drigo Cação (SP)

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Bioengenharia Fotônica, na área de concentração Terapias Fotônicas, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IDP) de São José dos Campos (SP), pós-graduado em Cosmetologia Estética.

Coordenador:
Dr. Alan Fernandes Izolani (CRF-RJ)
Área: ESTÉTICA
TODAS AS ÁREAS
18h
TEATRO VAN GOGH
(térreo)
Encerramento do Congresso

Área: TODOS

Download PDF
REALIZAÇÃO
CFF AFPLP FBCF
PARCERIA INSTITUCIONAL
CRF-RS
APOIO INSTITUCIONAL
CRF-PR CRF-SC CRF-SP
CRF-MG CRF-DF CRF-GO Anfarmag
PATROCINADOR (COTA DIAMANTE)
Vitamed
PATROCINADORES (COTA OURO)
Tonederm Medic Herbarium MagraSS
PATROCINADORES (COTA PRATA)
FDC Vitaminas
PATROCINADORES (COTA BRONZE)
ABIMIP Embrafarma Catarinense Pharma Galena
APOIO
Ministerio da Saude Governo Federal SBFFC
FAURGS Gramado - Canela